A Pediatria na Rede Trofa Saúde, afirma-se como uma especilidade de excelência dedicada à saúde e ao bem-estar da criança e do adolescente, onde o rigor clínico se alia a um ambiente acolhedor, seguro e pensado ao detalhe para toda a família.
Dispomos de uma equipa de 130 pediatras de reconhecida competência, uma das maiores e mais diferenciadas equipas pediátricas no setor privado, com representação nas várias subespecialidades.
Esta dimensão permite-nos garantir um acompanhamento altamente especializado, contínuo e personalizado, alinhado com os mais elevados padrões internacionais.
Para disso temos um conjunto alargado de serviços de apoio diferenciados, assegurando uma resposta integrada e multidisciplinar em Pediatria, nomeadamente:
A articulação entre as diferentes equipas permite garantir cuidados de saúde de elevada qualidade, centrados na segurança, conforto e bem-estar da criança e do adolescente.
Oferecemos cuidados Pediátricos com uma abordagem integrada e diferenciada, centrada nas necessidades específicas de cada fase do desenvolvimento:
O acompanhamento em Pediatria assenta num trabalho multidisciplinar e articulado entre diferentes especialidades e profissionais de saúde, permitindo uma abordagem global da criança e do adolescente.
A equipa pode integrar, entre outras áreas:
Esta colaboração entre especialidades permite uma avaliação mais completa e individualizada, promovendo cuidados integrados, humanizados e centrados nas necessidades da criança e da família.
Na área de Neonatologia assegura o acompanhamento especializado do recém-nascido desde os primeiros momentos de vida, em estreita articulação com a maternidade e a equipa de obstetrícia.
O apoio à maternidade inclui:
A proximidade entre Neonatologia, Pediatria e Maternidade permite garantir cuidados seguros, diferenciados e humanizados, promovendo o bem-estar do bebé e da família desde o nascimento.
A Pediatria desenvolve programas de promoção da saúde infantil orientados para a prevenção da doença e adoção de estilos de vida saudáveis desde a infância.
As iniciativas incluem áreas como:
Nas consultas de Pediatria são avaliadas as etapas do desenvolvimento físico, psicomotor, cognitivo e emocional das crianças e jovens, e também perturbações neurológicas que interferem com o desenvolvimento e comportamento podem estar relacionadas com doenças genéticas, serem congénitas ou resultar de doenças ou lesões adquiridas, como por exemplo:
As doenças infeciosas mais frequentes nas crianças são:
2021 até ao momento – Máster na Atualização Profissional: Puericultura na Pediatria Geral (Valencia, Espanha);
2012 até ao momento – Frequência em diversas ações de formação de atualização de conhecimentos no âmbito da Pediatria;
2021 – Curso de Medicina Pediátrica e do adolescente: conceitos básicos de Pediatria para os cuidados básicos na prática (Barcelona, Espanha);
2018 – Dissertação [probióticos na prevenção da enterocolite necrotizante em bebés prematuros <32 semanas e <1500 g peso de nascimento] com o Prof. Dr. Ricardo Closa, Universidade de Rovira i Virgilli, Tarragona (Espanha);
2016 a 2018 – Msc: Mestrado em Condições Genéticas Nutricionais e Ambientais na Adolescência e Desenvolvimento da Universidade de Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha);
2020 a 2021 – Vários congressos webinar no campo da medicina pediátrica e do adolescente (pneumologia, cardiologia, reumatologia, endocrinologia, neurologia, etc.) por exemplo, EAP – Academia Europeia de Pediatria, UENPS, IFMIL, EAPM, DGKJ , ENE – Neurologia infantil de epilepsia Portugal, ÄKV Ratisbona, Dia de emergência infantil (Kindernotfalltage)
2018 – Título de especialista: Especialista em Pediatria e Medicina pediátrica e do Adolescente (Munique, Alemanha)
2012 a 2018 – Internato de Formação Específica de Pediatria Médica Geral, Neonatologia e Medicina do Adolescente (Hospital Universitário Pediátrico de Regensburg, Unidade de Oncología e hematologia pediátrica e transplante de células-mãe):
2005 a 2011 – Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina USC;