A Cirurgia Geral da rede Trofa Saúde é uma especialidade central na prestação de cuidados hospitalares, dedicada ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento de um vasto conjunto de patologias que requerem abordagem cirúrgica.
Integrada numa rede hospitalar moderna e altamente diferenciada, esta especialidade assegura uma resposta cirúrgica abrangente, suportada por tecnologia avançada, equipas experientes e elevados padrões de qualidade e segurança.
Na rede Trofa Saúde, a Cirurgia Geral destaca-se pela capacidade de resposta rápida e eficaz, garantindo aos doentes acesso a soluções cirúrgicas modernas, seguras e adaptadas a cada situação clínica. A atividade cirúrgica desenvolve-se com recurso às mais recentes técnicas e equipamentos, privilegiando abordagens minimamente invasivas, nomeadamente através da cirurgia laparoscópica avançada, que permite maior precisão, menor agressividade cirúrgica e recuperações mais rápidas.
A especialidade abrange o diagnóstico e tratamento de diversas patologias, incluindo doenças do aparelho digestivo, fígado, vesícula e vias biliares, pâncreas, baço, glândulas endócrinas, parede abdominal (hérnias), mama, obesidade, pele e tecidos moles. A atuação da equipa de Cirurgia Geral é frequentemente desenvolvida em articulação com outras especialidades médicas e cirúrgicas, assegurando uma abordagem multidisciplinar e centrada no doente.
A excelência da Cirurgia Geral na rede Trofa Saúde assenta numa equipa de cirurgiões altamente qualificados, experientes e diferenciados, com elevada competência técnica e uma forte cultura de rigor clínico. O investimento contínuo em formação, inovação e melhoria dos processos assistenciais permite garantir cuidados cirúrgicos de elevada qualidade e segurança.
Combinando diferenciação tecnológica, experiência cirúrgica e excelência do corpo clínico, a Cirurgia Geral da rede Trofa Saúde posiciona-se como uma área fundamental da resposta hospitalar do grupo, assegurando aos doentes acesso a cuidados cirúrgicos modernos, eficazes e centrados na qualidade dos resultados clínicos.
Aparelho digestivo:
Glândulas salivares maiores:
Orgãos anexos do aparelho digestivo:
Glândulas endócrinas:
Mama
Baço (trauma e doenças hematológicas)
Hérnias da parede abdominal:
Patologias das partes moles:
1996 a 2014
Assistente Graduado de Cirurgia Geral 1978 – Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto
1988 a 1991 e 2010 a 2014 – Hospital S. João
1991 a 2010
Hospital Distrital de Valongo
1988 a 1996
Assistente de Cirurgia Geral
1995
Grau de Consultor de Cirurgia Geral
1989
Especialista de Cirurgia Geral pela Ordem dos Médicos, após provas públicas perante um Júri nacional
1989 até ao momento – Inscrito no Colégio da Especialidade de Cirurgia Geral da Ordem dos Médicos
1988
Grau Especialista em Cirurgia Geral