Skip to main content

Joana Moutinho, Dra.

OMD9462
português ( pt) • espanhol ( es) • inglês ( en)

Apresentação

O que é?

A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afetam os dentes, as gengivas e a mucosa oral, bem como a reabilitação estética e funções dentárias.

É uma especialidade que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de todo o tipo de problemas biológicos, estruturais, funcionais e estéticos dos dentes e tecidos adjacentes, funcionando em interação e complementaridade com as restantes especialidades da área. É responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração, pela resolução de fraturas restituindo a aparência original dos dentes, pelo branqueamento, pela prevenção de doenças afetas à saúde oral, pela manutenção, higiene oral, entre outros.

O que trata?

A medicina dentária possui diversas áreas de intervenção para as quais existem profissionais especializados, que possuem métodos e técnicas mais específicos para o tratamento das diferentes patologias, nomeadamente:

 

Implantologia – reposição de dentes perdidos com recurso a implantes dentários que substituem a raiz natural de um dente, restabelecendo a estética e a função.

 

Reabilitação e estética dentária – reabilitar a função oral do paciente, restaurando a mastigação, estética e fonética através da colocação de facetas, coroas e próteses dentárias.

 

Ortodontia – alinhamento dos dentes e desarmonias ósseas/faciais, assegurando a correta função mastigatória.

 

Odontopediatria – prevenção e manutenção da saúde oral de crianças e adolescentes

 

Endodontia – tratamento de dentes com cáries que afetam a polpa dentária, através da desvitalização.

 

Periodontologia – tratamento de doenças das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes (gengivite e periodontite).

ver mais
ver menos

Diferenciação

Implantologia, Reabilitação oral, Cirurgia oral

CV

Formação académica
Experiência profissional

2019 – Curso de Suporte Básico de Vida (SBV) e DAE para profissionais de Saúde

 

2019 – Curso Prático Intensivo de Implantologia (Emfils – Brasil)

 

2019 – Curso de Endodontia (RPCendo – Porto)

 

2017 – Curso prático de Restaurações Diretas com Resinas Compostas (Dr. Paulo Monteiro – Lisboa)

 

2014 a 2015 – Pós-graduação Implantologia e Reabilitação oral (Centro Europeu de Pós-graduação em Medicina Dentária)

 

2009 a 2014 – Mestrado integrado em Medicina Dentária (FMDUP)

2019 até ao momento – Médica dentista no Hospital Privado de Gaia

 

2014 a 2019 – Médica dentista em clínicas privadas

ver mais
ver menos