Skip to main content

Alexandre Santana Arribança, Dr.

OMD5652
português ( pt) • inglês ( en)

Apresentação

O que é?

A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afetam os dentes, as gengivas e a mucosa oral, bem como a reabilitação estética e funções dentárias.

É uma especialidade que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de todo o tipo de problemas biológicos, estruturais, funcionais e estéticos dos dentes e tecidos adjacentes, funcionando em interação e complementaridade com as restantes especialidades da área. É responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração, pela resolução de fraturas restituindo a aparência original dos dentes, pelo branqueamento, pela prevenção de doenças afetas à saúde oral, pela manutenção, higiene oral, entre outros.

O que trata?

A medicina dentária possui diversas áreas de intervenção para as quais existem profissionais especializados, que possuem métodos e técnicas mais específicos para o tratamento das diferentes patologias, nomeadamente:

 

Implantologia – reposição de dentes perdidos com recurso a implantes dentários que substituem a raiz natural de um dente, restabelecendo a estética e a função.

 

Reabilitação e estética dentária – reabilitar a função oral do paciente, restaurando a mastigação, estética e fonética através da colocação de facetas, coroas e próteses dentárias.

 

Ortodontia – alinhamento dos dentes e desarmonias ósseas/faciais, assegurando a correta função mastigatória.

 

Odontopediatria – prevenção e manutenção da saúde oral de crianças e adolescentes

 

Endodontia – tratamento de dentes com cáries que afetam a polpa dentária, através da desvitalização.

 

Periodontologia – tratamento de doenças das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes (gengivite e periodontite).

ver mais
ver menos

Diferenciação

Medicina dentária, Ortodontia, Odontopediatria, Oclusão

Doenças

Cárie dentária, 

Desturbios temporo-mandibulares, 

Doença periodontal, 

Maloclusões

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica

2022 – “Formação alinhadores Spark/Ormco®, Academia OralMED

 

2019 – “Descubra o Sistema CCO, Academia OralMED

 

2019 – “Programa intensivo Sistema CCO, Dentisply Sirona Academy

 

2019 – “Tratamento com alinhadores Invisalign®, Academia OralMED

 

2019 – “Curso Modular de Ortodontia – Tratamento Ortodôntico-Cirúrgico-Ortognático, Centro de formação continua OMD

 

2019 – “Curso Modular de Ortodontia – Tratamento Ortodôntico Precoce, Centro de formação continua OMD

 

2013 – “Caries Management by Risk Assessment, Universidade da Califórnia- San Francisco

 

2011 – “Radiologia na prática dentária, Eastman dental institute – Londres

 

2009 a 2011 -“Curso Teórico – Prático de Ortodontia e Ortopedia dentofacial, Gabinete Português de Medicina dentária- Dr. Messias Rodrigues

 

2007 – “Pós-graduação em Patologia Experimental, Faculdade de medicina Universidade de Coimbra

 

2000 a 2006 – Licenciatura em medicina dentária Faculdade de Ciencias De Saúde da Universidade Fernando Pessoa

2014-2025 – OralMed – Medicina dentária e Ortodontia

 

2010-2025 – Clinica da Venda Nova – Ortodontia

 

2009-2015 – OralSaúde – Medicina dentária e Ortodontia

 

2009-2014 – Oficina do Dente – Medicina dentária e Ortodontia

 

2007-2009 Vital Dent – Medicina dentária

 

 

 

 

 

Comunicação em Poster- Flare-up endodôntico Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra Março e Abril de 2006

“Comunicação Livre – Regeneração tecidular do complexo pulpo-dentinário XXVII Comgresso da SPEMD – Outubro 2007 http://administracao.spemd.pt/app/assets/imagens/files_img/1_19_5a36fda8a3350.pdf”

“Publicação – Aplicações da bioengenharia na Medicina Dentária – Revista da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa
https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1268/2/40-49_FCS_06_-12.pdf”

ver mais
ver menos