Skip to main content

Hemodiafiltração: o que é e quais as vantagens

publicado em 17 Abr. 2025

O que é a Hemodiafiltração?

A Hemodiafiltração é uma técnica substitutiva da função renal, isto é, uma modalidade de diálise, que combina 2 processos físicos de filtração do sangue: convecção e difusão.

 

A hemodiálise “convencional” remove o solutos sobretudo apenas por difusão, enquanto que a Hemodiafiltração, por combinar estes 2 processos, remove mais partículas maiores (de médio peso molecular). É usada comummente na Europa e Japão, mas, por exemplo, não nos EUA. Requer a infusão de quantidades significativamente superiores de fluido (20-100L) – o chamado líquido de substituição para substituir o líquido que se perde na ultrafiltração e, por este motivo, entre outros, é mais dispendiosa. As máquinas de Hemodiafiltração são semelhantes às utilizada na hemodiálise convencional, com algumas diferenças específicas: estão equipadas com tecnologia para produção e entrega de líquido de substituição estéril e não-pirogénico durante o tratamento (Hemodiafiltração online). O dialisador (filtro = membrana) também é o mesmo que se utiliza na hemodiálise convencional.

 

Todos os doentes do Trofa Saúde Hemodiálise são tratados com a modalidade de Hemodiafiltração. 

Vantagens da Hemodiafiltração

A nível bioquímico a Hemodiafiltração, remove cerca de mais 10% de fósforo em comparação com a hemodiálise convencional, e promove um melhor controlo da anemia. A nível clínico, diminui os episódios de hipotensão intra-dialítica (baixa de tensão durante a diálise que provoca grande mal estar ao doente, mal estar esse que muitas vezes se prolonga por horas após o tratamento) e tem demonstrado benefícios na qualidade de vida justamente por este motivo. Mais importante, os estudos apontam para um benefício na mortalidade, ou seja, os doentes que realizam hemodiafiltração vivem mais tempo.

 

Todos os doentes do Trofa Saúde Hemodiálise são tratados com a modalidade de Hemodiafiltração. 

Serviço de Hemodiálise
Saber mais
AQUI