Skip to main content

Nódulo Pulmão Maligno – de certeza que não tem?

publicado em 26 Jul. 2019

Um nódulo pulmonar é definido como uma lesão ≤30mm, bem definida, completamente circundada por parênquima pulmonar. Os nódulos são classificados como sólidos ou sub-sólidos, e os últimos são divididos em vidro fosco (sem componente sólido) e parcialmente sólido (componentes de vidro fosco e sólido). Lesões que medem mais de 30mm são consideradas massas, e têm uma maior probabilidade de serem malignos.

 

A maioria dos nódulos incidentais são benignos. Granulomas e hamartomas são as causas mais comuns de nódulos benignos. As causas mais comuns de nódulos malignos são cancro pulmão, metástases e tumores carcinóides.
A TAC tórax, sem contraste, usando a técnica de baixa dose de radiação, é a modalidade preferida para avaliar a probabilidade de malignidade para um nódulo pulmonar incidental.

 

A abordagem que referimos refere-se a nódulos encontrados em doentes com idade igual ou superior a 35 anos, sem sinais ou sintomas atribuíveis à lesão, e com risco de cancro pulmonar equivalente ao da população geral. Estratégias individuais são necessárias para doentes imunocomprometidos, com história de malignidade, ou aqueles que apresentam sintomas pulmonares.

 

Um nódulo pulmonar incidental que cresceu em exames de imagem seriados ou apresenta FDG avidez na Tomografia Emissão Positrões (PET) deve ser avaliado com biópsia. Para nódulos sólidos, o crescimento é definido como aumento tamanho de mais de 2mm. Para nódulos sub-sólidos, o crescimento é um aumento no tamanho ou desenvolvimento de um componente sólido.

 

Um nódulo pulmonar incidental é benigno se demonstrar gordura ou um padrão característico de calcificação ou se é estável na TAC por mais de 2 anos quando nódulos sólidos e mais de 5 anos quando sub-sólidos.
Para os demais nódulos indeterminados, as seguintes informações orientam a avaliação:

 

1- Probabilidade de malignidade: Baixa [menos de 5%], Intermédia [5 a 65%] ou Alta [mais de 65%]) avaliada clinicamente ou por modelos preditivos quantitativos (ex: Brock University cancer prediction equation).

 

2- Tamanho e características do nódulo (sólido ou sub-sólido):
2a) Nódulos sólidos com mais de 8mm devem ser avaliados como suspeita de cancro: TAC com 3 meses se a suspeita for baixa, uma combinação de PET ou biópsia se a suspeita for intermédia, e biópsia ou excisão se a suspeita for alta.
2b) Nódulos sólidos e nódulos sub-sólidos com componentes sólidos, medindo menos de 8mm, não podem ser avaliados com segurança com PET ou biópsia por agulha. Nódulos 6 a 8mm devem ser seguidos com controlo Imagiológico ou ressecção cirúrgica.

 

A escolha do procedimento para obtenção de amostra (biópsia não cirúrgica ou biópsia cirúrgica) varia de acordo com a probabilidade de malignidade, tamanho e localização do nódulo.

 

O Trofa Saúde Hospital em Braga Sul e Braga Centro vão estar presentes com mais de 14 trabalhos no Congresso Europeu de Medicina Interna 2019, que vai ocorrer de 29 a 31 agosto, este ano em Lisboa. Um dos trabalhos que irá estar presente refere-se a um doente observado no Serviço Urgência do Trofa Saúde Hospital em Braga Centro, internado, e que com rapidez foi diagnosticado um nódulo pulmão. Foi efetuada biópsia que revelou tratar-se de Adenocarcinoma Pulmão. Tem vindo a ser acompanhado em consulta de Oncologia do nosso hospital. Encontra-se assintomático. Uma vida foi salva.
No Trofa Saúde Hospital pode facilmente e rapidamente efetuar TAC Tórax de baixa radiação, que pode de facto salvar-lhe a vida.
Sempre que necessário é feita uma abordagem multidisciplicar em conjunto com a especialidade de Pneumologia, coordenada pelo Prof. Doutor João Carlos Winck.

 

No Trofa Saúde Hospital em Braga Sul e Braga Centro e brevemente também em Braga Norte, pode contar connosco. Contamos consigo.

 

Fonte:
Steven E Weinberger, MD, Shaunagh McDermott, MD, Diagnostic evaluation of the incidental pulmonary nodule Uptodate 2019 [2019 Junho]. Disponível em: http://www.uptodate.com