Skip to main content

Obesidade mórbida.

publicado em 16 Fev. 2017

A epidemia global da obesidade, estimulada por um estilo de vida tendencialmente sedentário e uma dieta energeticamente densa atinge mais de 1500 milhões de pessoas em todo o mundo. É responsável por mais de 5% de todos os gastos relacionados com a saúde e por uma significativa diminuição da esperança de vida.

 

A obesidade, especialmente a obesidade mórbida (obesidade grave) está associada a uma diminuição importante da qualidade de vida. Desde fatores psicológicos relacionados com a autoestima e a imagem corporal, até fatores físicos, como seja a incapacidade de exercitar, a dificuldade na locomoção ou alterações do sono. No entanto, há pequenos gestos do dia-a-dia (como apertar os cordões, descer escadas, viajar em aviões ou utilizar sanitários) dificilmente mensuráveis a nível de saúde, mas com significativo impacto na qualidade de vida.

 

A saúde (conforme definição da OMS) é o bem-estar bio-psico-social, ou seja, é um estado de bem-estar do indivíduo, a nível físico, psicológico e do seu lugar na sociedade.

 

Além do sofrimento físico e psicológico associado à obesidade, também o estigma social diminui a qualidade de vida sentida por estes doentes.

 

Ainda que a qualidade de vida seja um conceito difícil de medir, diversos estudos científicos demonstram que os doentes obesos têm uma diminuição significativa da qualidade de vida. Por outro lado, uma perda de peso ainda que modesta, tem sido associada a uma melhoria dos sintomas reportados e da qualidade de vida global. A cirurgia bariátrica (cirurgia para redução de peso), além do efeito direto em ganhos de saúde (diminuição do peso, controlo das doenças metabólicas associadas e melhoria da incapacidade física) é também responsável por uma melhoria significativa da qualidade de vida, tanto que, alguns meses após a cirurgia a qualidade de vida do doente operado é igual à qualidade de vida dos controlos não obesos.  Após a cirurgia, a qualidade de vida aumenta em todos os domínios (físico, psicológico e social), ajudando o doente obeso a retomar a SUA vida com mais saúde e maior bem-estar.

 

No Trofa Saúde Hospital na Trofa, poderá encontrar um apoio multidisciplinar para o tratamento da obesidade, incluindo todas as técnicas cirúrgicas aprovadas para a redução de peso e controlo das doenças metabólicas. O nosso compromisso é oferecer um tratamento integrado, com o indispensável apoio clínico, psicológico e nutricional e colocar à sua disposição o estado da arte no tratamento cirúrgico da obesidade!

 

Porque a obesidade tem cura, aguardamos a sua visita.