Os doentes com depressão apresentam sintomas como sensação de tristeza e desespero, choro fácil, pensamentos negativos, perda de autoestima, sentimentos de culpa e inutilidade, pensamento lento, esquecimento fácil, dificuldade em tomar decisões, perda de interesse no trabalho e nas outras atividades, desinteresse pelos familiares e amigos, cansaço e perda de energia, ansiedade, alterações do apetite e do sono, ou ideias de suicídio.
A doença bipolar afeta cerca de 1% da população. Os doentes bipolares têm episódios depressivos mas também apresentam episódios hipomaníacos, mistos ou maníacos, com aumento da atividade física e mental, diminuição da necessidade de sono, elevação do humor, irritabilidade fácil, grandiosidade, distratibilidade, falhas de julgamento. Na doença bipolar o humor varia de forma acentuada, muitas vezes sem relação com os acontecimentos externos. Entre cada episódio de alteração do humor, que pode ter duração muito variável (dias a meses), a pessoa pode estar perfeitamente bem. A perturbação bipolar começa frequentemente com episódios de depressão semelhantes às outras depressões, que são chamadas de unipolares.
A doença bipolar, quando não é corretamente diagnosticada, pode apresentar-se como depressão resistente ao tratamento antidepressivo. Há várias características que indiciam um possível diagnóstico de doença bipolar num episódio depressivo – um início muito rápido, a resposta inicial ao tratamento antidepressivo com posterior perda de eficácia, a presença de sonolência ou aumento de apetite excessivos, o aparecimento preferencial e repetido em determinadas alturas do ano (Outono ou Primavera,). A depressão bipolar aparece geralmente em idades mais jovens, podendo até iniciar-se na infância ou adolescência. É também frequente o início da depressão bipolar no pós-parto. Muito frequentemente em doentes bipolares há história de doença mental na família, que pode estar mascarada como abuso de álcool ou drogas, tentativas de suicídio ou familiares com vidas muito instáveis.
O tratamento dos episódios de depressão bipolar é feito preferencialmente com medicamentos estabilizadores do humor, a que se podem associar outros fármacos. A psicoterapia é um elemento fundamental do tratamento. Os doentes com doença bipolar devem procurar ter um ritmo de vida estável, com horários adequados de sono, alimentação saudável, não consumir álcool ou drogas e fazer exercício físico regular.