Skip to main content

A dor ciática

publicado em 31 Out. 2016

O que é a ciática?

 

A ciática, ou seja a dor ao longo do trajeto do nervo ciático, que é considerado o maior nervo do corpo humano já que se estende desde a coluna lombar até ao pé, é extremamente frequente, sendo mais comum na meia-idade (30-50 anos), sendo rara antes dos 20 anos. A dor ciática é resultante da compressão, irritação ou dano do nervo ciático, que pode ocorrer ao nível da coluna lombar ou em qualquer outro ponto do seu percurso. Geralmente a dor é unilateral e pode ser acompanhada de outros sintomas como formigueiros, fraqueza muscular ou dormência e tossir ou espirrar pode aumentar a dor.

 

Qual é a sua causa?

 

A causa mais frequente de ciática é a hérnia de um disco intervertebral que comprime uma raiz nervosa, embora outras causas sejam possíveis, como tumores, quistos, infeção ou outras causas de compressão, pelo que é SEMPRE IMPORTANTE DIAGNOSTICAR a causa desta dor. Este diagnóstico baseia-se para além de uma história clínica e da observação médica adequada, na realização de exames imagiológicos, nomeadamente a Ressonância Magnética.

 

Quais são os tratamentos recomendados?

 

O tratamento da Ciática é na maioria dos casos conservador já que em cerca de 80 a 90% dos casos a dor se resolve com medicação e por vezes também com o auxílio de tratamentos de Fisioterapia. A Cirurgia está indicada se a dor é intensa, e se não melhorar ao fim de 6 a 12 semanas ou se os sintomas de formigueiros e fraqueza muscular se mantêm. A cirurgia da Hérnia discal é eficaz em 90 a 95% dos doentes operados, sendo uma cirurgia praticamente isenta de riscos desde que realizada por cirurgião experiente em cirurgia da coluna, e em que o recurso a novas técnicas minimamente invasivas e percutâneas permitem uma muito rápida recuperação e um período de internamento por vezes inferior a 24 horas.

 

Como se previne a dor ciática?

 

Embora os processos degenerativos dos discos que conduzem á hérnia discal não possam ser evitados, existem algumas medidas que ajudam a proteger a coluna e a reduzir o risco de aparecimento de uma hérnia discal, nomeadamente: posturas corretas no local de trabalho (evitar estar sentado ou de pé durante períodos prolongados), evitar movimentos bruscos da coluna, dobrar sempre os joelhos ao levantar pesos em vez de dobrar a coluna e fortalecer os músculos do tronco sendo o Pilates sem dúvida uma excelente opção.