Sabia que…
- A água representa mais de metade do nosso peso corporal, constituindo 55 a 60% do organismo humano;
- A redução entre 4 e 5% da água corporal reduz 20 a 30% a capacidade de trabalho de órgãos e sistemas;
- Sem água, o corpo humano só continuará a funcionar por 2 a 3 dias;
- A quantidade de água perdida a cada 24 horas (transpiração, urina, fezes) deve ser reposta, pois o nosso corpo não tem capacidade de armazenamento de água.
Onde se encontra a água no nosso corpo?
- A água é o principal elemento do espaço intra e extracelular, sendo o constituinte base no nosso sistema circulatório (sangue e linfa), bem como de todos os restantes fluidos corporais (suor, líquido sinovial, lágrimas, etc.).
Para que serve a água no nosso organismo?
- Atua como meio de transporte de todas as substâncias e nutrientes corporais;
- É fundamental no correto funcionamento de múltiplos processos fisiológicos, tais como a digestão, absorção, bem como na eliminação de resíduos (água é fundamental para o regular funcionamento do sistema urinário e do trânsito intestinal);
- É crucial na regulação da temperatura corporal;
- Funciona como lubrificante dos nossos órgãos, mucosas (olhos, nariz, boca, pulmões, etc.) e articulações (líquido sinovial que envolve as nossas articulações).
Que benefícios diretos pode retirar de uma boa hidratação oral?
- Mais fácil obtenção de uma pele hidratada, com boa elasticidade e assim mais resistente a agressões externas (ajuda também na prevenção do aparecimento de celulite);
- Manter um bom funcionamento do sistema renal, diminuindo o risco de cólica renal (pedra nos rins), infeções urinárias;
- Obter um trânsito intestinal regular, ajudando a prevenir a obstipação;
- Melhora o sistema metabólico, o que conjugando com ingestão de água nas alturas mais adequadas do dia (por exemplo antes das refeições e não durante a refeição) ajuda no controlo do peso corporal.
O organismo dá sempre sinal se não se estiver a ingerir quantidade de água suficiente?
- Na maioria das situações sim, manifestando-se pelo reflexo da sede. No entanto, há uma série de doenças de foro neurológico ou endocrinológico que pode diminuir ou mesmo inibir o aparecimento da sensação de sede. Por outro lado, a própria idade e envelhecimento pode diminuir este reflexo, motivo pelo qual é necessário estar particularmente atento à ingestão de água na população mais idosa, que pode não sentir necessidade de beber água.