Skip to main content

Alinhadores dentários transparentes e removíveis

publicado em 29 Mai. 2019

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e maxilares. Existe um conjunto de técnicas que permitem corrigir estes problemas, obtendo assim uma melhoria do sorriso. Os clientes têm várias técnicas ortodônticas ao seu dispor: as convencionais; a técnica lingual; os brackets estéticos; e os autoligáveis.

É cada vez mais comum a procura de técnicas discretas, principalmente junto da população adulta, que visa minimizar o impacto visual dos aparelhos durante os tratamentos.

Com a evolução tecnológica na área da saúde, surgiu a técnica invisível, que consiste na utilização de alinhadores dentários transparentes e removíveis (goteiras) – feitos à medida, através de um processo computorizado. Cada alinhador é utilizado diariamente e será substituído por um novo ao fim de duas ou três semanas. Os alinhadores transparentes deslocam os dentes de uma forma progressiva e suave, durante a duração total do tratamento, que dura em média entre 6 e 24 meses. Este tratamento está indicado para doentes com apinhamento dentário, diastemas (espaços entre os dentes), problemas de oclusão e disfunção da articulação temporomandibular.

Para além das vantagens estéticas, esta técnica oferece inúmeros benefícios quando comparada com as restantes técnicas convencionais: melhor higiene oral; redução das restrições alimentares; aumento do conforto; menos alterações na fala; menor número de consultas. De destacar ainda que a técnica é indicada para casos com reabsorções radiculares não ativas, problemas periodontais e bruxismo.

Um dos principais aspetos a salientar na técnica invisível é a importância da cooperação do doente, durante todo o processo, para o sucesso do tratamento; os alinhadores devem ser utilizados durante mais de 20 horas por dia, só devendo ser removidos durante as refeições e higiene oral. O rigor no cumprimento destas indicações permitirá aumentar a eficácia do tratamento.

O tratamento ortodôntico termina obrigatoriamente com uma fase de contenção, que é indispensável para a estabilidade do tratamento. Esta contenção é composta por um fio, muito discreto, situado na face interna dos dentes, em cima e em baixo, de canino a canino.

O sucesso do tratamento assenta em três pontos-chave: rigor na reprodução virtual da situação clínica inicial; diagnóstico e plano de tratamento adequado às necessidades do doente; cooperação do doente na utilização correta do alinhador.