Skip to main content

Blefaroplastia: cirurgia estética das pálpebras para um olhar renovado

publicado em 07 Mar. 2018

O Oftalmologista especializado em oculoplástica desempenha um papel fundamental no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas com as pálpebras, vias lacrimais e órbita.

 

As pálpebras são as principais estruturas responsáveis pela proteção dos olhos. Portanto, ninguém melhor do que um oftalmologista para cuidar delas.

 

Além das cirurgias reconstrutivas das malposições ou deformidades palpebrais, o oftalmologista especializado em oculoplástica apresenta também grande habilidade no manejo de cirurgias cosméticas procurando sempre obter um resultado harmonioso entre a aparência e função das pálpebras.

 

Os olhos são descritos como a característica mais expressiva do nosso rosto transmitindo emoções, vitalidade e idade.

 

Infelizmente, ao longo do tempo, as pálpebras superiores e/ou inferiores podem ficar “flácidas”, “inchadas” (devido às bolsas de gordura palpebrais) e “caídas”, conferindo uma aparência envelhecida, um semblante triste e cansado para além de causar sensação de peso e redução do campo visual.

 

Os principais fatores que contribuem para as modificações das pálpebras para além da idade são os fatores hereditários (conformidade facial na família), tabagismo e a exposição solar.

 

A cirurgia estética das pálpebras, conhecida como blefaroplastia, é um procedimento cirúrgico pouco invasivo que remodela a pálpebra superior e/ou inferior através da remoção do excesso de pele, da laxidez muscular e das bolsas de gordura palpebrais.

 

A cirurgia é realizada no bloco operatório em regime de ambulatório (sem internamento) e sob anestesia local com sedação sob supervisão do anestesista.

 

O procedimento das pálpebras superiores consiste em pequenas incisões feitas ao longo das pregas naturais da pele (sulco ou dobra da pálpebra superior), enquanto que nas pálpebras inferiores as incisões são realizadas logo abaixo das pestanas resultando cicatrizes impercetíveis ou até mesmo invisíveis após completamente cicatrizadas.

 

Nos doentes que apresentam apenas bolsas de gordura nas pálpebras inferiores, sem excesso de pele, as incisões podem ser realizadas na parte interna da pálpebra de modo a não aparecer nenhuma cicatriz externa. Este procedimento denomina-se blefaroplastia transconjuntival e não há necessidade de sutura.

 

A realização de uma cirurgia de cariz estético está, normalmente, associada a um variável grau de ansiedade por parte do doente e uma das formas de minimizar esse sentimento é estar bem informado sobre a cirurgia, o pré e o pós-operatório.

 

No Trofa Saúde Hospital, dispomos de vários oftalmologistas com vasta experiência em oculoplástica, disponíveis para tirar todas as suas dúvidas e esclarecer todas as opções disponíveis para tratamentos das doenças e cirurgias das pálpebras, vias lacrimais e órbita.