Skip to main content

Branqueamentos Dentários: o que precisa de saber

publicado em 28 Ago. 2019

A Estética é um conceito cada vez mais frequente e valorizado na atualidade e muitas são as pessoas que procuram o seu médico Dentista ansiando pelo sorriso perfeito.

 

Dentro do grande leque de procedimentos dentários, o branqueamento é atualmente um dos tratamentos estéticos mais requisitados. É considerado um tratamento não invasivo que, por apresentar evidências científicas suficientes, garante uma aplicação clínica segura com resultados confiáveis e satisfatórios.

 

Antes de iniciar o tratamento, deve fazer uma consulta prévia com o seu Médico Dentista para que possa ser avaliado o seu estado de saúde oral geral. Lesões de cárie ativa, desgastes dentários, presença de tártaro, entre outros, devem ser alvo de tratamento antes de iniciar este procedimento estético.

 

Tendo em conta aspetos clínicos importantes, pode ser aconselhado um branqueamento em ambulatório, no consultório ou até mesmo uma combinação dos dois. Em ambos os casos, o mecanismo de ação principal passa pela oxidação de pigmentos orgânicos, através de produtos de decomposição do agente branqueador.

 

No branqueamento de ambulatório, são realizados pelo Médico Dentista moldes de ambas as arcadas e confecionadas goteiras individualizadas à base de silicone. Nesta fase, é ainda realizado o registo da cor inicial dos dentes com auxílio de uma escala de cores e posteriormente é fornecido um kit constituído por seringas contendo o agente branqueador e as goteiras. O tratamento pode ter a duração de cerca de 2 a 4 semanas e deve ser acompanhado por supervisões periódicas do Médico Dentista.

 

O branqueamento realizado em consultório é indicado para quem pretende resultados num período de tempo mais curto, possua problemas quanto à utilização de goteiras e que tenha lesões cervicais não cariosas que podem ser protegidas com barreiras gengivais. Numa primeira fase procede-se ao registo de cor e de seguida são utilizados afastadores bucais próprios para afastamento labial. Utiliza-se uma barreira isolante nas gengivas, de forma a impedir o contacto do agente com as mesmas e por fim é aplicado o gel branqueador na superfície dos dentes. O processo dura cerca de 1 hora e pode necessitar de mais do que uma sessão para que se consiga o efeito desejado.

 

As restaurações e próteses dentárias não são passíveis de branqueamento, pelo que no final do tratamento pode ser necessário proceder à sua substituição de forma a harmonizar a cor e integridade das restaurações.

 

Durante e após este tipo de tratamento são necessários alguns cuidados de forma a prolongar por mais tempo os resultados, evitar manchas e sensibilidade dentária excessiva.

 

Dependendo dos cuidados e hábitos após o branqueamento dentário, poderão ser feitas manutenções periódicas entre 6 meses e 2 anos.

 

Embora existam disponíveis no mercado produtos e dispositivos de “branqueamento dentário” de venda livre, há que ter em atenção a falta de evidência científica dos mesmos, pois apresentam diferenças substanciais entre si daqueles usados a nível profissional. Desta forma, não se podem fazer juízos de valor, a longo prazo, quanto à sua eficácia, segurança e possíveis reações a nível dentário e da cavidade oral.

 

A utilização de produtos de cariz profissional sob supervisão do médico Dentista, torna-se assim a única forma de salvaguardar qualquer risco que comprometa a manutenção da saúde oral.

 

No Trofa Saúde Hospital, tem ao seu dispor uma equipa multidisciplinar especializada, disponível para esclarecer todas as suas questões e aconselhar a melhor solução de tratamento para o seu caso. Visite-nos, faça a sua consulta de diagnóstico e surpreenda-se.