Skip to main content

Cirurgia de revisão da coluna vertebral

publicado em 01 Jan. 2018

A cirurgia de revisão da coluna vertebral consiste em realizar uma segunda cirurgia numa zona anatómica previamente intervencionada. Estima-se que em centros altamente diferenciados de patologia da coluna este tipo de procedimentos corresponda a cerca de 30/40% da atividade cirúrgica.

 

O motivo para a realização de uma cirurgia de revisão é muito variado e não está necessariamente relacionada com complicações da cirurgia anterior. A coluna vertebral é uma estrutura dinâmica e, mesmo após uma cirurgia bem-sucedida, a função e a forma da coluna podem sofrer alterações ao longo do tempo, sendo necessário uma nova intervenção. Assim, em grande parte das situações a cirurgia de revisão deve-se à própria progressão natural da doença, no mesmo nível intervencionado ou em níveis contíguos.

 

Uma das situações mais frequentes surge em doentes previamente operados a hérnia discal lombar, em que a cirurgia teve sucesso e a dor irradiada para o membro inferior melhorou significativamente (a chamada dor ciática), no entanto, com o passar do tempo, a dor reinicia principalmente na região lombar (lombalgia). Esta dor deve-se à progressiva degeneração do disco com perda da sua função normal (artrose da coluna) e criando instabilidade dessa região anatómica.

 

Cada doente deve ser avaliado de forma rigorosa, com a realização de novos exames (RMN e radiografias dinâmicas) para que o diagnóstico e a estratégia de tratamento sejam altamente precisos.

 

A cirurgia de revisão é tecnicamente mais complexa comparativamente à cirurgia inicial, principalmente devido à presença de tecido cicatricial e porque a própria anatomia da coluna vertebral se encontra alterada. Por este motivo, recorremos habitualmente à utilização de microscópio, para melhor visualização das estruturas nervosas e redução significativa dos riscos. É frequentemente necessário estabilizar a coluna vertebral com a colocação de parafusos (instrumentação), pelo que recorremos a técnicas minimamente invasivas de forma a diminuir a agressividade do procedimento.

 

Para obter uma taxa de sucesso elevada, este tipo de cirurgia deve ser realizada por especialistas com experiência regular no tratamento de patologia da coluna e em centros devidamente equipados e com rotina neste tipo de cirurgias.

 

Por vezes o doente vive adaptado aos seus sintomas, julgando que não existem alternativas para a sua situação. No entanto, com o desenvolvimento da medicina e da cirurgia de coluna, existem soluções que devidamente personalizadas podem dar resultados muito interessantes com melhoria significativa das queixas. Se apresenta sintomas de dor na coluna cervical, dor lombar, dor ciática ou se já foi operado à coluna vertebral e os sintomas são incapacitantes, com necessidade de medicação crónica, consulte o seu cirurgião de coluna para uma segunda opinião.

 

O Trofa Saúde Hospital dispõe de uma equipa de profissionais altamente especializada na patologia da coluna. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.

 

Quer saber mais sobre esta cirurgia? Clique aqui e veja o vídeo que preparámos para si.

 

 

Saiba mais sobre a Ortopedia do Trofa Saúde Hospital aqui.