Skip to main content

Cirurgia Minimamente Invasiva no tratamento da Hérnia Discal Lombar

publicado em 16 Out. 2019

A coluna lombar é constituída por 5 vértebras, separadas pelo disco intervertebral. O disco tem uma função mecânica importante, absorvendo o impacto exercido sobre as vértebras e conferindo mobilidade à coluna vertebral. Por vezes, em consequência da degenerescência associada à idade, de um esforço ou traumatismo, pode ocorrer uma rotura do disco, possibilitando a passagem de material discal para o interior do canal vertebral, provocando compressão das estruturas neurológicas – este processo é designado por hérnia discal.

 

O principal sintoma relacionado com a hérnia discal lombar é a dor ciática, que consiste em dor irradiada para os membros inferiores, podendo também ocorrer perda de força, alteração da sensibilidade ou dos reflexos. A observação médica e o exame clínico são fundamentais para o diagnóstico, que posteriormente é confirmado através de exames de imagem, nomeadamente a ressonância magnética da coluna lombar.

 

Após o diagnóstico, se o doente não apresentar défices neurológicos, é realizado um período de tratamento conservador, que pode incluir medicação anti-inflamatória e repouso na fase aguda, seguido de fisioterapia e reforço muscular.

 

Com a persistência da dor ou na presença de sintomas neurológicos (diminuição da força nos membros inferiores, formigueiros ou alteração da sensibilidade) deve ser considerado o tratamento cirúrgico.

 

Entre as diferentes técnicas cirúrgicas, a cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral (MISS – Minimally Invasive Spine Surgery) apresenta-se, nos dias de hoje, como uma opção de primeira linha no tratamento desta patologia.

 

A cirurgia minimamente invasiva permite aceder à região a intervencionar através de uma pequena incisão na pele, evitando o dano nos músculos e tecidos provocado durante a cirurgia aberta clássica. Esta filosofia de tratamento, para além de uma cicatriz menor, permite uma maior preservação das estruturas ligamentares e musculares, facilitando uma melhor recuperação e retorno mais rápido à atividade física e profissional.

 

Associado a procedimentos minimamente invasivos, recorremos à utilização de microscópio durante a cirurgia, o que permite uma ampliação do campo operatório e por conseguinte uma melhor visualização das estruturas neurológicas. Esta ferramenta aumenta significativamente a segurança do procedimento cirúrgico.

 

No Trofa Saúde Hospital em Braga Centro, os procedimentos minimamente invasivos já substituem a cirurgia aberta tradicional na grande maioria das patologias da coluna, particularmente no tratamento cirúrgico da hérnia discal lombar. Temos disponível toda a capacidade profissional e tecnológica para a realização de cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral.