Skip to main content

Consulta de Proctologia: diagnóstico e tratamento de doenças anorretais

publicado em 19 Nov. 2024

O que é a consulta de Proctologia e o exame proctológico?

A Consulta de Proctologia é uma consulta subespecializada do Serviço de Gastrenterologia, dedicada às doenças do reto e do ânus.

 

Esta consulta tem como objetivo diagnosticar, tratar e orientar doenças anorretais, como doença hemorroidária, fissura anal, fístula ou abcesso perianal, incontinência anal, distúrbios da evacuação, dermatites/eczema perianal, condilomas perianais.

 

O exame proctológico faz parte da consulta e inclui inspeção anal e perianal, toque retal e anuscopia.  Este exame é realizado durante a consulta e permite avaliar diretamente o canal anal com o doente em posição geno-peitoral (joelhos e peito apoiados sobre a marquesa). A anuscopia consiste na introdução de um pequeno espéculo rígido (anuscópio) poucos centímetros no interior do ânus, permitindo a visualização direta e avaliação do canal anal até ao reto distal.

 

Nesta consulta é possível fazer tratamento local de algumas destas patologias, nomeadamente tratamento instrumental (laqueação ou esclerose) da doença hemorroidária, tratamento sintomático e instrumental (toxina botulínica) de fissura anal, tratamento de condilomas anais. Os tratamentos são efetuados após a observação proctológica, são na sua maioria indolores, não necessitando de qualquer tipo de anestesia.

Quais os riscos e complicações do exame proctológico?

Qualquer ato médico de exploração ou intervenção, mesmo que efetuado nas melhores condições e indicações pode ter risco de complicação. Estas complicações variam de acordo com o tratamento a ser realizado. As complicações mais frequentes das terapêuticas instrumentais (dor, febre, hemorragia, infeção) são raras, podendo necessitar de reavaliação ou reintervenção médica.

Como me devo organizar e preparar para esta consulta?

  • Programar o seu quotidiano para evitar esforços nesse dia, caso seja necessário realizar algum tratamento
  • Avisar o médico se for diabético, VIH positivo ou estiver sob terapêuticas imunossupressoras (exemplo: quimioterapia, corticoides, biológicos)
  • Trazer análises recentes, exames que tenha realizado do recto e cólon, medicação habitual

 

Na altura da marcação da consulta ser-lhe-á pedido a assinatura de um consentimento informado, em como aceita a realização da consulta e seu respectivo exame proctológico e/ ou eventual terapêutica.