Skip to main content

Contenções Ortodônticas: o que são e qual a importância do seu uso?

publicado em 26 Dez. 2025

O que são Contenções Ortodônticas?

As contenções são um dispositivo usado após a remoção do aparelho ortodôntico, de forma a manter os dentes na nova posição e evitar que voltem à sua disposição inicial, situação conhecida como recidiva.

 

Desempenham um papel fundamental na estabilização do tratamento ortodôntico e são essenciais para garantir que as gengivas, o osso e os ligamentos se adaptem à nova conformação da arcada dentária.

 

Desta forma, o objetivo das contenções ortodônticas consiste na manutenção dos dentes em posições “estáticas” e funcionais ideais.

Que tipos de contenções existem?

Existem as contenções fixas e as contenções removíveis. O diagnóstico referente ao tipo de contenção a usar é feito pelo médico dentista ortodontista, após o término do tratamento.

 

A contenção removível é semelhante a um alinhador transparente e permite um maior conforto, uma vez que pode ser removida facilmente, possibilitando uma melhor higiene.

 

A desvantagem é que depende do uso exclusivo do doente e só desempenha a sua função de estabilidade enquanto é usada. Requer disciplina para ser eficaz.

 

A contenção fixa, por sua vez, apresenta uma função contínua diária, facto que permite evitar movimentações indesejadas.

Como identificar o tipo de contenção mais indicada para cada caso?

A escolha do tipo de contenção mais adequada deve considerar as características individuais do doente, a estabilidade da má oclusão corrigida e o risco de recidiva após o
tratamento ortodôntico.

 

O uso da contenção ortodôntica é indispensável para o sucesso do tratamento e deverá ser constante para alcançar a estabilidade dentária no final do mesmo.

Quanto tempo devo usar a contenção?

O tempo de uso da contenção é variável consoante o caso clínico. A experiência clínica do seu ortodontista é fundamental neste processo.

 

O médico ortodontista deve informar o doente sobre a forma mais eficaz de manter a oclusão conseguida com o tratamento ortodôntico prévio. As contenções podem sofrer danos e desgaste derivados da sua utilização. O doente deve estar ciente da importância de usar as contenções conforme a prescrição feita e comparecer nas consultas de revisão das
mesmas.

Bibliografia

Tipos de contenções ortodônticas móveis e fixas: revisão de literatura-Brazilian

 

Journal of Health Review, Curitiba, v. 8, n. 3, p. 01-17, may/jun., 2025.

 

Orthodontic retainers: are they all the same? Dental Press J Orthod. 2024;29(6):e24spe6.

 

Types of orthodontic retainers: literature review J Multidiscipl Dent. 2023 Sept Dec;13 (3):85-92.