Skip to main content

Deformidades ou dismetrias dos membros: quando é necessário realizar uma reconstrução ou alongamento ósseo?

publicado em 14 Jul. 2020

O alongamento ósseo é indicado para pessoas com diferentes comprimentos ósseos (de forma mais simples ‘para pessoas com pernas de tamanhos diferentes’).

 

Tem-se tornado um processo mais simples com o desenvolvimento da tecnologia, nomeadamente através da introdução de cavilhas eletromagnéticas de alongamento, permitindo alongamentos até cerca de 6 centímetros sem a necessidade de fixação externa. Este método pode ser utilizado em casos devidamente selecionados, tendo a vantagem de provocar menos dor, menos tempo de internamento, e essencialmente menos desconforto.

 

O alongamento ósseo tem sido possível desde o início dos anos 50, quando o professor russo Gavriil Ilizarov, após observar múltiplos doentes com sequelas de lesões traumáticas causadas pela Segunda Guerra Mundial, desenvolveu um novo método de regeneração óssea.

 

Este método, minimamente invasivo, consiste na aplicação de um fixador externo circular altamente estável, versátil e dinâmico, que tem vindo a resolver patologias osteoarticulares outrora consideradas intratáveis.

 

Nos últimos anos a utilização do Método Ilizarov tornou-se mais fácil e rigorosa, com a introdução de tecnologia aeroespacial no fixador externo. Assim, através de um aparelho hexapodal e usando um programa informático compatível, é possível corrigir deformidades complexas de forma simples, rápida e exata.

 

O tratamento de patologias osteoarticulares complexas, como deformidades e malformações em crianças (pé boto, deficiência congénita do fémur, pseudartrose congénita da tíbia, hemimelia peroneal, nanismo), dismetria, consolidação viciosa, defeito/perda óssea, pseudartrose, osteomielite, joelho varo artrósico, artrose pós-traumática do tornozelo, baixa estatura, entre outras, exige competências médico-cirúrgicas específicas e não raras vezes um tratamento dos casos clínicos em equipa.

 

O tratamento terá sempre de ser adequado a cada caso concreto, em função da patologia de cada doente, podendo ser cirúrgico ou não ou uma conjugação de ambos.

 

O Trofa Saúde Braga Centro dispõe de uma Unidade Funcional de Reconstrução e Alongamento Ósseo, com uma equipa altamente especializada, que está preparada para tratar todas as patologias osteoarticulares complexas de uma forma clinicamente integrada.