Skip to main content

Dia Internacional da Saúde Feminina

publicado em 26 Mai. 2017

O Dia Internacional da Saúde Feminina, criado em 1987 e celebrado a 28 de maio, visa alertar a população para a desigualdade entre mulheres e homens no acesso aos cuidados de saúde e promover ações de sensibilização para a importância da saúde feminina e do devido acompanhamento médico a todas as mulheres.

 

É neste contexto que surge a importância da consciencialização da população para o papel da prevenção de doenças especificas de diferentes fases do ciclo de vida das mulheres. Existem patologias e sintomas exclusivos da população feminino e que obrigam a uma vigilância atenta e a uma prevenção redobrada.

 

A consulta regular a um ginecologista constitui, assim, na ausência de problemas específicos, uma ocasião ideal para avaliar o estado do aparelho genital feminino e constatar a sua normalidade ou descobrir a existência de patologias que, embora ainda não se tenham manifestado, necessitam de tratamento imediato. Apesar de a sua finalidade ser essencialmente preventiva, por vezes, possibilita o diagnóstico fácil e prematuro de determinadas doenças que, caso não se proceda ao seu oportuno tratamento, podem ter uma evolução grave, como o cancro do colo do útero.

 

Quando é que uma mulher deve ir a uma consulta ginecológica?

 

  1. Regularmente, mesmo que nunca tenha tido relações sexuais, para prevenção de doenças específicas da mulher;
  2. Quando decidir iniciar as relações sexuais, a mulher deve ir anualmente a uma consulta onde poderá discutir a contraceção e iniciar o exame de rastreio de possíveis infeções do colo do útero;
  3. Se apresentar dor ou sangramento durante a relação sexual;
  4. Quando existem alterações nos ciclos menstruais, na palpação da mama ou nas características das secreções vaginais (corrimento);
  5. Quando notar alterações físicas que indiquem estar a aproximar-se a menopausa;
  6. Caso apresente sangramento após a menopausa.

 

Assim sendo, é indiscutível que a manutenção de uma rotina ginecológica regular se apresenta como fundamental para a prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento precoce da grande maioria das patologias da população feminina.