Skip to main content

Dia Mundial da Voz: 16 recomendações para uma voz saudável

publicado em 16 Abr. 2021

A voz é um dos principais elementos da nossa personalidade e tem um papel central na comunicação humana, estando presente nos mais variados contextos de expressão e interação, tais como contextos profissionais, sociais e artísticos.

 

Hoje, 16 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Voz, pelo que deixamos 16 conselhos para manter uma voz saudável. Estas recomendações destinam-se, em particular, às pessoas que dependem da voz para exercer a sua atividade profissional (cantor, professor, trabalhador de Call Center, vendedor, etc.) ou doentes com queixas vocais

:

  1. Evite gritar ou falar muito alto.
  2. Evite falar em ambientes com muito barulho.
  3. Deve falar devagar e realizar pausas respiratórias frequentes, articulando bem as palavras.
  4. Deve ter uma postura corporal adequada pois isso melhora a respiração – e logo a voz.
  5. Não fume e evite ambientes com fumo de tabaco.
  6. Sempre que possível, evitar pigarrear (“limpar a garganta”).
  7. Beba bastante água. A água hidrata o corpo e lubrifica as cordas vocais.
  8. Evite bebidas gaseificadas ou alcoólicas.
  9. Evite o consumo excessivo de bebidas com cafeína, tal como o café ou alguns chás.
  10. Evite alimentos que contribuam para um maior refluxo gastroesofágico (exemplo: cebola, laranja, chocolate, tomate, alimentos com elevado teor de gordura, condimentos picantes).
  11. Ao jantar, coma pouco e opte por cozidos e grelhados. Evite beber leite à noite.
  12. Não se deite após as refeições. Espere 2-3 horas até se deitar.
  13. Evite alimentos e bebidas muito quentes ou muito frios.
  14. Evite exposição a mudanças de temperatura bruscas.
  15. Evite locais com ar condicionado. Nos casos em que não for possível, deverá beber mais vezes pequenos goles de água.
  16. Não aumente de peso e procure emagrecer se for obeso.

 

Relembre-se que as causas para queixas vocais incluem um largo espectro de situações que variam desde um incorreto uso da voz à presença de lesões inflamatórias, infeciosas, lesões benignas e lesões malignas. Por esta razão, alterações na voz são um sinal a que deve estar atento e tratando-se, por exemplo, de uma rouquidão que persiste mais do que 2-3 semanas, e em particular se for fumador, é recomendada uma avaliação presencial por otorrinolaringologia.

 

Na consulta de otorrinolaringologia podem ser feitos de imediato exames, nomeadamente a laringoscopia e nasofibrolaringoscopia, que permitem observar as cordas vocais e identificar, por exemplo, lesões benignas ou malignas que possam estar a ser a causa da rouquidão. Só depois de identificada a causa da rouquidão será possível propor o plano terapêutico mais adequado e eficaz. Esteja atento e cuide da sua voz!