No passado dia 27 de março, assinalou-se o Dia Mundial da Doença Bipolar, uma data que visa sensibilizar e informar a população sobre uma das patologias psiquiátricas mais graves e impactantes. Para esclarecer dúvidas, desmistificar preconceitos e promover uma abordagem mais informada, o Prof. Doutor Jacinto Azevedo, Médico especialista em Psiquiatria e Coordenador do Hospital de Neurociências do Trofa Saúde Hospital Central, em Vila do Conde, esteve no programa Consultório, do Porto Canal.
Nesta entrevista, o especialista explicou que a doença bipolar se caracteriza por episódios de humor extremos — maníacos e depressivos — que afetam profundamente o dia a dia da pessoa, as suas relações e o seu bem-estar geral. Durante a fase maníaca, o comportamento pode tornar-se impulsivo e descontrolado, podendo mesmo levar a necessidade de internamento. Já na fase depressiva, o sofrimento emocional é intenso, havendo risco acrescido de isolamento e ideação suicida.
O Prof. Doutor Jacinto Azevedo reforçou a importância de procurar ajuda médica especializada perante sinais de alerta. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado permitem às pessoas com perturbação bipolar levar uma vida estável, produtiva e com qualidade.