Skip to main content

Doenças mais frequentes da coluna vertebral

publicado em 13 Nov. 2017

Antes de discutir as doenças propriamente ditas da coluna vertebral, importa salientar que o mais importante numa consulta de coluna é efetuar uma correta história clínica, principalmente ouvir as queixas do doente e realizar um cuidadoso exame físico.

 

Nas crianças e adolescentes, a patologia mais frequente da coluna vertebral é a deformidade do tronco relacionada com curvaturas anómalas da coluna, sendo a mais frequente a escoliose. Estes clientes devem ser acompanhados regularmente até ao fim do crescimento, uma vez que nalguns casos de maior gravidade é necessário uma intervenção cirúrgica.

 

Nesta faixa etária, sobretudo naqueles que praticam desportos de alta competição e que referem dores lombares, devemos estar alerta para eventual existência de fraturas de stress ou de fadiga de uma parte das vértebras, que pode acarretar a suspensão imediata da prática desportiva e a necessidade de uma intervenção cirúrgica.

 

Na idade adulta, a patologia mais frequente da coluna vertebral deve-se ao desgaste das estruturas que compõem a coluna vertebral, principalmente o desgaste dos discos intervertebrais.

 

Assim, no caso da coluna cervical, é frequente o doente queixar-se de uma dor localizada na região do pescoço, com ou sem irradiação para a região do ombro e membros superiores. Se a dor irradiar ao longo do membro superior e o doente referir formigueiros e falta de força do mesmo, poderemos estar na presença de uma hérnia discal com compressão de uma raiz nervosa, sendo necessário uma intervenção cirúrgica para descomprimir o nervo afetado. Existem casos de desgaste muito avançado com compressão da própria medula, que podem provocar uma descoordenação da marcha, sendo importante nestes casos efetuar uma cirurgia urgente para descomprimir a medula o mais rapidamente possível.

 

No caso da coluna lombar, é frequente o doente queixar-se de uma dor na região lombar que pode ou não irradiar para a região da nádega e membros inferiores.

 

Quando há irradiação para os membros inferiores (dor ciática), e o doente refere formigueiros ou mesmo falta de força de um ou de ambos os membros inferiores, então poder-se-á tratar de uma hérnia discal com compressão de uma ou mais raízes nervosas, ou então um desgaste mais acentuado da coluna, com ou sem deslizamento de vértebras, que pode provocar aperto do canal vertebral (canal estreito), sendo imperioso efetuar a descompressão cirúrgica das estruturas nervosas e, nalguns casos, a fixação das vértebras com parafusos próprios.

 

Na população adulta mais idosa, sobretudo nas mulheres, existe ainda uma outra patologia relativamente frequente na coluna dorso-lombar que são as fraturas osteoporóticas, fraturas essas que podem ser tratadas conservadoramente com medicação e coletes adequados, no entanto existem situações que requerem cirurgia, principalmente naquelas cuja dor permanece mais de seis semanas.

 

Portanto, em todas estas situações de maior gravidade, o chamado tratamento conservador tem um papel limitado.

 

O Trofa Saúde Hospital dispõe de uma equipa de profissionais altamente especializada na patologia da coluna. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.