Skip to main content

Dor noturna no ombro

publicado em 12 Set. 2019

A dor durante a noite é um dos sintomas mais frequentes na patologia do ombro. Quando há um problema estrutural no ombro, a dor é mais acentuada à noite porque este está inflamado. Este tipo de dor, a chamada dor inflamatória, piora quando estamos em repouso.

 

As causas de dor noturna são variadas. O mais frequente é haver um problema nos tendões ou um desgaste ósseo da articulação entre o úmero (o osso do braço) e a omoplata, a artrose.

 

O ombro tem quatro tendões que nos auxiliam nos movimentos de rotação e de elevação do braço. Acima deles está uma membrana chamada bursa que serve para lubrificar a articulação impedindo o atrito entre os tendões e o topo ósseo do ombro. Quando esta membrana está inflamada devido à irritação causada pela tendinite ou rutura tendinosa temos a chamada bursite. Esta é muito provavelmente a causa da dor noturna.

 

As patologias do tendão podem ser divididas entre tendinite ou rutura:

 

  • A tendinite ocorre quando há um espessamento e alteração da estrutura do tendão. As fibras tendinosas podem estar desorganizadas e causam uma irritação do ombro.
  • Na rutura há uma abertura anormal no tendão. É uma alteração da anatomia do ombro que importa caracterizar e tratar bem para não haver progressão ao longo do tempo, visto que habitualmente não cicatrizam sem ajuda.

 

A artrose consiste num desgaste da cartilagem das superfícies articulares que leva à deformação do osso, à rigidez de movimentos e a dor.
O tratamento destas patologias passa habitualmente por um período de tratamento conservador e se este não resolve o problema, o tratamento cirúrgico. Inicialmente, é frequente o recurso a medicação analgésica ou anti-inflamatória e eventualmente fisioterapia. Em termos cirúrgicos, nas ruturas tendinosas, o objetivo é fechar a cavidade que está no tendão dando pontos através de uma técnica chamada artroscopia. Trata-se de uma cirurgia em que o acesso ao ombro é feito através de pequenas incisões. É uma cirurgia mini-invasiva que apresenta bons resultados estéticos e funcionais, sendo a recuperação mais fácil do que com a cirurgia aberta tradicional.

 

Na artrose, quando é necessária cirurgia, esta passa pela substituição da articulação do ombro por componentes protésicos. As superfícies ósseas tornam-se suaves outra vez e conseguem deslizar sem atrito melhorando a dor.

 

A falta de sono pode prejudicar muito a qualidade de vida e o bem-estar psicológico, por isso quando a dor no ombro não passa, e principalmente se é de predomínio noturno, deve procurar ajuda especializada porque todas estas patologias têm tratamento.