Skip to main content

O diagnóstico de doenças do foro neurológico

publicado em 25 Fev. 2020

A neurologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do sistema nervoso.

 

Entre as patologias avaliadas pela neurologia encontram-se as demências (doença de Alzheimer e de outro tipo), as cefaleias (por exemplo, a enxaqueca), o acidente vascular cerebral (AVC), a doença de Parkinson, a epilepsia, a esclerose múltipla e outras muitas menos conhecidas (Polineuropatias, doenças do músculo, miastenia gravis, doença do neurónio motor, entre outras…).

 

As doenças do foro neurológico correspondem a um conjunto de doenças globalmente muito frequentes e de grande importância do ponto de vista social, económico, pessoal e familiar, por diferentes motivos:

 

  • Os AVC constituem uma das primeiras causas de mortalidade e de discapacidade em Portugal;
  • As enxaquecas são responsáveis por uma diminuição importante da qualidade de vida de quem as sofre e são uma das principais causas de absentismo laboral;
  • As demências estão a aumentar de maneira muito significativa nos últimos anos, devido ao aumento da esperança de vida da população;
  • Todas as doenças neurológicas têm grandes custos económicos a nível social e familiar;
  • Muitas destas doenças estão relacionadas com o estilo de vida e são, portanto, passíveis de prevenção;
  • Algumas (como por exemplo a epilepsia) provocam a estigmatização social de quem as sofre.

 

Torna-se portanto fundamental o diagnóstico precoce e o tratamento atempado, para o qual é imprescindível a avaliação pelo especialista em neurologia.

 

Os grandes desafios da neurologia passam por realizar um trabalho preventivo, alterando estilos de vida pouco saudáveis, prevenindo as patologias do foro vascular e tratando precocemente os casos nos quais não foi possível evitar o aparecimento da doença, para desta forma melhorar a qualidade de vida da população.

 

Uma vez que a neurologia é uma especialidade que tem vindo a sofrer, ao longo dos anos, diversos avanços científicos, tem-se permitido conquistar diagnósticos com mais acuidade e mais precoces de todas as doenças neurológicas.

 

O apoio multidisciplinar e a disponibilidade dos equipamentos cada vez mais inovadores permitem, hoje em dia, ao neurologista realizar um diagnóstico mais pormenorizado e selecionar tratamentos cada vez mais personalizados e eficazes.

 

A melhoria da qualidade de vida do doente neurológico é uma constante no dia a dia do neurologista e, seja em contexto de consulta ou de internamento, o doente pode sempre contar com uma equipa de profissionais altamente dedicada e disponível para lhe prestar todo o apoio necessário.

 

No Trofa Saúde Hospital na Amadora pode contar com uma equipa de médicos especialistas em neurologia com vasta experiência e disponível em horário alargado, com capacidade para diagnosticar e tratar as doenças do foro neurológico, sempre numa ótica de construção de uma relação de confiança com todos os doentes.