Skip to main content

O que é o Canal Lombar Estreito?

publicado em 12 Jul. 2017

Tem dor, adormecimento ou sensação de fraqueza das pernas?

 

À medida que envelhecemos, as unidades estruturais da coluna vertebral vão sofrendo alterações degenerativas que em fases avançadas se caracterizam pelo aparecimento de osteófitos (vulgarmente conhecidos como «bicos de papagaio») nos pratos vertebrais, os maciços articulares hipertrofiam-se com subluxação das articulares posteriores e consequentes instabilidades. Estas alterações degenerativas surgem com maior frequência no segmento de maior mobilidade da coluna lombar entre a 4ª e a 5ª vértebras lombares. A progressão destas alterações leva ao estreitamento progressivo do canal vertebral com consequente compressão das raízes nervosas.

 

O início da clínica do Canal Lombar Estreito é geralmente lento e progressivo, de predomínio no sexo masculino e a idade de apresentação é tardia (60/80 anos). Muitos idosos vão-se adaptando à sua menor tolerância à marcha bem como a um certo grau de desconforto nos membros inferiores durante a marcha, pelo que, geralmente, só passados muitos anos, quando a limitação para andar já é muito grande, é que recorrem ao médico.

 

Esta patologia pode manifestar-se sob a forma de 2 quadros clínicos diferentes:

 

  • Uma claudicação neurológica, que é o quadro típico em quase metade dos casos, em que sintomas com dor, sensação de adormecimento das pernas e fraqueza nos membros inferiores que surgem ao fim de uma certa distância percorrida, distância essa que vai sendo cada vez menor à medida que o «aperto» do canal medular vai progredindo;
  • Dor lombar com irradiação pela face posterior das coxas numa ou em ambas as pernas, que sofre um agravamento com o exercício físico (caminhadas).

 

O tratamento desta patologia é, sempre e só, cirúrgico, não havendo medicação e/ou tratamento fisiátrico que nas fases avançadas seja solução para alívio da sintomatologia.

 

Com o aumento da esperança de vida, a prevalência de doenças relacionadas com a idade, como esta, tornam-se cada vez mais frequentes e assim o Canal Lombar Estreito tornou-se uma das indicações mais comuns para a cirurgia da coluna lombar, refletindo a necessidade de locomoção e de qualidade de vida exigida pela população nos dias de hoje.

 

O objetivo da cirurgia é descomprimir o saco dural e os nervos afetados e assim melhorar a qualidade de vida, diminuindo a dor e os défices neurológicos que se vão instalando.

 

Trata-se de uma cirurgia de muito fácil recuperação, curto período de internamento (2/3 dias) e riscos mínimos.

 

O Trofa Saúde Hospital na Trofa e em Famalicão dispõem de uma equipa de Ortopedia experiente e especializada na área da coluna com uma resposta eficaz e alargada, com consultas em horário alargado.