Skip to main content

Obstrução nasal pediátrica

publicado em 12 Mar. 2022

A obstrução nasal é um sintoma muito comum em crianças e um dos motivos mais frequentes das consultas de Otorrinolaringologia. Carateriza-se pela dificuldade da passagem do ar através do nariz. Enquanto as crianças mais velhas conseguem exprimir-se e descrever o seu desconforto, em idades mais precoces é fundamental a família estar atenta aos sinais de alerta.

 

Durante os primeiros meses de vida do bebé a respiração é preferencialmente nasal, sendo este mecanismo responsável pela capacidade de respirar e mamar simultaneamente. Assim, a obstrução nasal é mais facilmente percetível durante a alimentação, melhorando com o choro, pelo aumento do fluxo de ar pela boca. Nas crianças mais velhas, a obstrução nasal resulta geralmente numa respiração ruidosa e pela boca, podendo ou não estar associada à produção de muco nasal (rinorreia).
A criança pode ainda apresentar alterações do sono, como é o caso do ressonar (roncopatia) e de interrupções da respiração (apneias). Estes sintomas podem passar despercebidos por alguns pais, sendo por vezes notados através de fotografias em que a criança está com a boca aberta ou, por exemplo, durante períodos de férias em que a família está mais tempo junta.

 

Existe uma ampla variedade de causas de obstrução nasal, dependendo da faixa etária da criança. A causa mais frequente, transversal a todas as idades, é a rinite/rinossinusite, geralmente vírica. que se carateriza pela inflamação da mucosa nasal. Em crianças com mais de 2 anos, o aumento das adenoides, localizadas atrás do nariz, é também uma causa muito frequente de obstrução nasal. Para além dos sintomas anteriormente referidos, esta pode estar associada a otites recorrentes, perda de audição, diminuição do olfato, tosse e problemas do crescimento facial. Existem outras causas menos comuns, como os traumatismos nasais, que podem ocorrer durante o parto, as malformações dos ossos da face, corpos estranhos e massas/tumores nasais.

 

O tratamento da obstrução nasal depende da causa. Quando esta é inflamatória, as lavagens, descongestionantes nasais e/ou os corticóides em spray poderão ser suficientes. Por outro lado, a rinite de causa alérgica pode beneficiar de um tratamento dirigido, por exemplo com anti-histamínicos.

 

Quando as adenoides se encontram persistentemente aumentadas, poderá estar indicada a sua remoção cirúrgica sob anestesia geral, chamada adenoidectomia. Esta cirurgia, uma das mais seguras e frequentes em idade pediátrica é realizada em crianças em todo o mundo, com ou sem remoção das amígdalas, e permite restabelecer a passagem de ar no nariz, diminuir o número de infeções respiratórias e melhorar a qualidade de vida da criança