Skip to main content

Pedopsiquiatria, Psicologia e Psicoterapia: o que são? O que fazem? Quando recorrer?

publicado em 10 Nov. 2020

Na presença de dificuldades ou dúvidas acerca do comportamento ou das emoções das crianças e adolescentes, os pais ou cuidadores poderão sentir-se confusos sobre quais os passos a dar.

 

Numa fase inicial, falar honestamente com a criança sobre o que ela está a sentir, assim como com os adultos que a rodeiam (professores, familiares, médico de família) pode solucionar a situação. Contudo, quando isso não é suficiente, a procura de um profissional de saúde mental pode gerar muitos receios. O medo de sermos julgados ou culpabilizados, o estigma social em relação aos cuidados psicológicos e o desconhecimento sobre como os profissionais desta área trabalham podem ser fatores que adiam a procura de ajuda. Tal leva ao agravamento de situações que poderiam ser prevenidos.

 

Sempre que existam problemas intensos, persistentes e com impacto no desenvolvimento ou no dia a dia das crianças, deve ser procurada ajuda profissional. O Trofa Saúde dispõe, no âmbito dos cuidados de saúde mental infantil e juvenil, de médicos pedopsiquiatras e psicólogos clínicos com formação avançada e certificada em avaliação e intervenção com crianças, adolescentes e suas famílias.

 

Pedopsiquiatria
O pedopsiquiatra é especialista na avaliação médico-psiquiátrica do jovem com dificuldades comportamentais, emocionais, sociais, escolares ou familiares.

 

É apropriado recorrer a uma consulta de pedopsiquiatria como porta de entrada para avaliação de problemas, independentemente da sua gravidade, e não somente para os casos graves. Nesta consulta poderão ser esclarecidas dúvidas acerca dos problemas presentes, sobre se existe algum diagnóstico médico e sobre se será necessário estabelecer um plano de acompanhamento e tratamento.

 

Em termos de intervenção, o pedopsiquiatra poderá ou não realizar psicoterapia, terapia farmacológica e vigilância médica dos casos. É discutido, em colaboração com a família, o plano individual de seguimento, a necessidade de outras avaliações ou terapias e o eventual encaminhamento para outras especialidades.

 

Psicologia Infantil
O psicólogo infantil especializou-se na avaliação e intervenção em problemas do foro da saúde mental infantil e juvenil.

 

Para além da avaliação das problemáticas com recurso a múltiplos informadores, possui formação específica em avaliações psicológicas formais do desenvolvimento, cognitivas, emocionais ou da aprendizagem. Também pode ter competências de avaliação dirigidas a problemas específicos como, por exemplo, no caso das Perturbações do Espetro do Autismo ou avaliações neuropsicológicas. No caso de intervenção terapêutica, o psicólogo clínico pode desenvolver aconselhamentos ou intervenções psicológicas individuais, parentais ou familiares, psicoterapia ou vigilância psicológica dos casos.

 

Psicoterapia
A psicoterapia pode ser realizada por médicos, psicólogos ou outros profissionais da área da saúde, com formação específica e de acordo com os critérios europeus. Para a formação de um psicoterapeuta são necessários vários anos de formação teórico-clínica, de supervisão e de desenvolvimento pessoal.

 

Existem vários modelos de psicoterapia e esta pode ser aplicada em intervenção individual com crianças, adolescentes ou adultos, em contexto de grupo ou em terapia de casal ou familiar. No tratamento de vários problemas de saúde mental infantil e juvenil esta é uma das abordagens mais recomendadas, nomeadamente nos casos de gravidade ligeira a moderada.