Skip to main content

Planear a gravidez… é assim tão importante?

publicado em 08 Set. 2021

O planeamento cuidadoso das etapas que antecedem a gravidez pode minimizar os riscos, permitindo usufruir de uma gravidez em pleno e mais tranquila.

 

Antes de engravidar, devo ir a alguma consulta com o meu Ginecologista?
Sim. É importante a consulta de pré-concecional, cerca de 5 meses antes, para fazer o exame ginecológico completo e um estudo analítico serológico detalhado.

 

Não sou imune à toxoplasmose. O que devo fazer?
Nas mulheres não imunizadas contra a toxoplasmose, o consumo de carnes cruas ou mal passadas pode aumentar o risco de infeção por um parasita que pode levar a atraso de desenvolvimento psicomotor e surdez neurossensorial no bebé. As mulheres não imunes devem adotar cuidados alimentares para evitar a doença pelo menos 4 meses antes e durante toda a gravidez.

 

A suplementação com ácido fólico é importante?
O ácido fólico é uma vitamina fundamental para o desenvolvimento normal da gravidez. A suplementação deve ser feita 2 a 3 meses antes de a mulher engravidar, para prevenir defeitos no sistema nervoso central do bebé.

 

E a suplementação com iodo deve ser feita?
Durante a gravidez, a necessidade de aporte de iodo encontra-se aumentada. A suplementação de iodo é fundamental no período peri-concecional e na amamentação, para assegurar um bom desenvolvimento neuropsicointelectual da criança, desde que se assegure a normalidade da função tiroideia.

 

A saúde oral interfere na saúde gestacional?
Todas as grávidas deveriam ter uma consulta de medicina dentária no período pré-natal, pois há um maior risco de infeções gengivais e cáries dentárias, que, quando não tratadas, podem aumentar o risco de parto pré-termo.

 

Tomo a pílula contracetiva há muitos anos. Terei problemas em engravidar?
Não há provas científicas de que o uso prolongado de pílulas contracetivas interfira na fertilidade da mulher. Antigamente, os médicos sugeriam que se fizessem “intervalos”, porque as pílulas tinham dosagens muito altas. Atualmente, as pílulas são de baixa dosagem e podem até contribuir para proteger o sistema reprodutivo na presença de patologias como endometriose ou síndrome do ovário micropoliquístico, reduzindo o risco do cancro do ovário.

 

Estou grávida. Posso usar cremes faciais?
As grávidas são cada vez mais preocupadas com a parte estética e procuram produtos anti-idade, para o acne ou cremes de dia. Podem fazê-lo desde que não contenham ácido glicólico ou retinoico na sua composição.

 

Qual o primeiro passo para planear a minha gravidez?
Visite o seu médico Ginecologista/Obstetra, faça todos os exames que foram prescritos, tome a suplementação indicada e engravide com toda a segurança.