Skip to main content

Proteção solar = Prevenção cancro de pele

publicado em 14 Ago. 2021

A exposição excessiva ao sol sem proteção representa um dos maiores riscos para o desenvolvimento de tumores malignos da pele.

O uso de protetor solar pode prevenir a queratose actínica, o carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular, o melanoma e o fotoenvelhecimento.

Os raios UV

A radiação UV divide-se em três tipos: UVA, UVB, UVC.

 

  • UVC: filtrada pela camada de ozono e não atinge a Terra.
  • UVB: representam 5% dos raios
  • UV que atingem a Terra e penetram a camada superficial da pele, sendo responsáveis pelo bronzeado, queimaduras solares, reações alérgicas e cancro da pele.
  • UVA: correspondem aos 95% dos raios UV que atingem a Terra, são indolentes e penetram a pele profundamente. Provocam o envelhecimento prematuro da pele, causam manchas, alergias ao sol e também o cancro de pele.

Filtros dos raios UV

Os filtros UV dividem-se em filtros inorgânicos (físicos) ou orgânicos (químicos).

 

  • Filtros inorgânicos: partículas de óxidos metálicos capazes de refletir ou dispersar a radiação solar e mantêm a fotoproteção após muito tempo de radiação solar.
  • Filtros orgânicos: moléculas que interferem na radiação por absorção.

 

Subclassificam-se em filtros UVA, filtros UVB e filtros de amplo espetro (UVA e UVB).

O Fator de Proteção Solar (FPS)

O FPS quantifica a proteção que um produto é capaz de oferecer, em termos de tempo de exposição ao sol, contra uma queimadura solar – comparando com a exposição desprotegida. A proteção solar eficaz filtra os raios UVA e UVB.

 

Para os raios UVB existe a classificação de FPS, que possui 4 níveis de proteção: baixo (fator 6 a 10), médio (15 a 25), alto (30 a 50) e muito alto (50+).

 

Para os raios UVA a classificação chama-se PPD (“Persistent Pigment Darkening“, Escurecimento Persistente do Pigmento).

Como interpretar o FPS?

Primeiro, é importante conhecer a classificação de fotótipos de peles. Existem 6 fotótipos de pele: Fototipo I (pele clara, ruiva, não bronzeia, queima com facilidade, muitas sardas) até Fototipo VI (pele muito escura-preta), e todos temos uma “dose eritematose mínima” diferente, que significa a “dose de sol“ em minutos antes de nos queimarmos.

 

Um exemplo prático: uma pessoa que só pode ficar 15 minutos ao sol sem se queimar (dose eritematose mínima), se aplicar um creme com proteção solar de 10, significa que pode ficar 15×10 = 150 minutos antes de se queimar.

Quais são as medidas fotoprotetoras adequadas?

Evitar exposição solar das 10 às 15 horas, preferir a sombra e utilizar roupa, chapéus e óculos de sol. A maioria das sociedades orienta aplicar a protetor solar 15-20 minutos antes da exposição solar, com reaplicação a cada 2 horas. Utilize um creme com FPS 30 ou maior, com proteção UVA de no mínimo 1/3 do FPS e resistente à água. Recomenda-se uma quantidade de 2 mg/cm 2 de superfície corporal: cerca de 1 colher de chá (5 ml) para a cabeça, 1 colher de café (2,5 ml) para todo o rosto, orelhas e pescoço e 30 ml para o corpo.