Skip to main content

Reconhecer os sintomas da Gastrite

publicado em 02 Nov. 2021

E m que consiste a doença?

A Gastrite é um termo geral para um grupo de doenças com um ponto em comum: a inflamação do revestimento do estômago. Para além de outros fatores, esta inflamação pode estar relacionada como a toma frequente de determinados analgésicos, ingestão de álcool ou infeção bacteriana.

 

Quando a apresentação e o início dos sintomas seguem um curso agudo, denomina-se gastrite aguda; pelo contrário, se ocorrer de forma lenta ao longo do tempo, corresponde a uma gastrite crónica. Para a maioria das pessoas, a gastrite não é grave e melhora rapidamente com tratamento contudo, em alguns casos, pode levar ao aparecimento de complicações (como úlceras) e um risco mais elevado de vir a padecer cancro do estômago.

Quais os sinais e sintomas?

As manifestações clínicas que apresentam as gastrites agudas são variadas e vão desde a forma assintomática até quadros mais graves. Nas manifestações leves e moderadas, predominam sintomas como dor ou ardor – indigestão – (sintomas estes que podem melhorar ou piorar com a ingestão de alimentos ou bebidas), náuseas, vómitos, sensação de saciedade na parte superior do abdómen.

 

No que diz respeito às gastrites crónicas, o principal agente etiológico é a infeção por Helicobacter pylori. Para a sua deteção, recorre-se à utilização de exames complementares não invasivos como o teste respiratório com ureia marcada com C13 (isótopo não radioativo) ou C14 (isótopo radioativo), ou exames bioquímicos. Também se pode identificar recorrendo a métodos invasivos como a realização de biopsia da mucosa gástrica

Quando consultar o seu médico?

É frequente sofrer de indigestão e irritação estomacal. Na sua maioria, duram pouco tempo e não requerem atenção médica. Se apresenta sinais e sintomas de gastrite durante mais de uma semana, consulte o seu médico! É importante referir se está a fazer algum tipo de medicação, receitado ou de venda livre, em especial a aspirina ou outro anti-inflamatório.

 

Se tem vómitos ou fezes com sangue, ou se estas últimas são de cor negra, consulte o seu médico para determinar a causa.

O que devo fazer para melhorar?

As gastrites assintomáticas não requerem tratamento enquanto as sintomáticas devem tratar-se com diferentes tipos de fármacos, inclusive pode requerer a toma de antibióticos.

 

A dieta é um pilar fundamental: evitar alimentos pesados e irritantes gástricos (como o álcool, comidas condimentadas, café e tabaco), de modo a favorecer a digestão.

 

Evite o stresse e a toma de medicamentos gastro lesivos (tipo ácido acetilsalicílico ou anti-inflamatórios).

Qual é o pronóstico?

Geralmente é bom e resolve-se com medidas simples. Mas é importante ser consciente que de não realizá-las pode levar ao aparecimento de complicações, como úlceras ou passar de gastrite aguda a crónica.