Os nódulos da tiroide são muito frequentes, surgindo em cerca de 50% das pessoas. São mais comuns nas mulheres do que nos homens e na maioria dos casos são nódulos benignos. Contudo, até 15% dos casos podem ser nódulos malignos e por esse motivo os nódulos da tiroide devem ser sempre avaliados pelo Endocrinologista.
Quais os sintomas?
Na maior parte dos casos, os nódulos da tiroide não provocam sintomas, sendo encontrados em ecografias do pescoço realizadas por rotina ou por outro motivo de saúde. Alguns nódulos de maiores dimensões também podem ser encontrados por palpação do pescoço. Os sintomas relacionados com os nódulos da tiroide, embora pouco frequentes, podem surgir sobretudo quando estes são de grandes dimensões, podendo nesses casos provocar, por exemplo, dificuldade respiratória ou alterações na voz.
Avaliação do Nódulo na Tiroide
Quando é detectado um nódulo na tiroide, o Endocrinologista irá abordar o contexto da pessoa, nomeadamente a sua idade, a existência de sinais ou sintomas e se tem história pessoal ou familiar de doença da tiroide ou de outras doenças relevantes. Irá também realizar palpação tiroideia para caracterizar o nódulo e procurar gânglios suspeitos. Será ainda importante requisitar análises ao sangue para estudar se a tiroide se encontra no seu normal funcionamento ou se, por outro lado, há um estado de diminuição de produção de hormonas tiroideias (hipotiroidismo) ou de aumento de produção (hipertiroidismo) a necessitar de tratamento.
Vigilância de Nódulos
A ecografia da tiroide tem um papel fundamental, uma vez que permite caracterizar e classificar o nódulo quanto ao seu risco de malignidade. De acordo com o risco calculado de malignidade e juntamente com as dimensões do nódulo e resultado das análises clínicas, será decidido se o nódulo tem ou não indicação para ser submetido a punção aspirativa para determinar o diagnóstico.
Quando o nódulo não tem indicação para ser submetido a este procedimento, deve ficar em vigilância, sendo a periodicidade da ecografia dependente das características do nódulo. Durante a vigilância, pode haver necessidade de realizar punção aspirativa no caso de crescimento significativo do tamanho dos nódulos ou alteração das suas características ecográficas.
No caso dos nódulos que são submetidos a punção aspirativa, os resultados serão interpretados pelo médico assistente e será decidida a melhor abordagem para cada caso. Os resultados podem indicar tratar-se de um nódulo benigno mas também podem indicar tratar-se de um nódulo suspeito de malignidade ou maligno.
A cirurgia poderá ser recomendada no caso de nódulos benignos de grandes dimensões, nódulos suspeitos ou malignos, e em alguns casos de nódulos associados a hipertiroidismo.