O Dr. Ricardo Portugal (OM45841), Coordenador de Oftalmologia no Trofa Saúde Gaia, esteve presente no programa “Consultório da Praça” na RTP, para falar sobre um dos problemas oculares mais comuns no mundo: as cataratas.
Durante a sua participação, explicou de forma clara e visual o que são as cataratas, como se formam e porque são a principal causa de cegueira no mundo. Além disso, alertou para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que podem evitar complicações futuras.
O médico reforçou a necessidade do uso de óculos de sol com 100% de filtro UV, já que a exposição prolongada pode acelerar o desenvolvimento de cataratas assintomáticas.
Se sente dificuldades na visão ou tem dúvidas sobre a saúde ocular, marque uma consulta e proteja os seus olhos.
Veja acima a entrevista completa.