Skip to main content

Usar roupa apertada causa varizes?

publicado em 31 Ago. 2025

É verdade que usar roupa apertada causa varizes?

Não, usar roupa apertada, como calças de ganga justas, por si só, não causa varizes.

 

As varizes ocorrem quando as válvulas que controlam o fluxo sanguíneo nas veias não funcionam corretamente, lê-se num texto do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla inglesa).

 

Apesar de não existir uma causa concreta e única para esta condição comum, há fatores de risco conhecidos que surgem frequentemente em associação, tais como história familiar, passar muitas horas de pé ou sentado, obesidade e gravidez.

 

Embora não seja possível confirmar com estudos de larga escala que a roupa apertada causa varizes, é consensual que o seu uso pode perturbar o fluxo venoso, pelo que está desaconselhado.

 

A constrição causada pela roupa demasiado apertada, consoante os locais do corpo onde ocorre, pode levar à compressão da circulação venosa e linfática. Assim, usar roupa apertada quando já se tem varizes é particularmente prejudicial, porque este hábito pode causar o agravamento de sintomas e complicações.

 

Em causa está o facto de a roupa apertada restringir ainda mais o fluxo sanguíneo, agravando o inchaço e a dor das varizes, aponta-se num texto do Center for Varicose Veins.

 

Tendo em conta este princípio, usar meias de compressão (muitas vezes recomendadas pelos médicos nestas situações) pode parecer contraproducente, mas não é. No mesmo texto explica-se que as meias de compressão exercem pressão na parte da perna onde o fluxo sanguíneo é mais restrito, logo, ao comprimirem suavemente a veia da perna, as meias promovem o fluxo sanguíneo contra a força da gravidade e reduzem o inchaço e a dor das varizes.

Que hábitos podem piorar e melhorar os sintomas das varizes?

Além de usar roupa apertada ser prejudicial para quem tem varizes, passar muitas horas de  ou sentado imobilizado, ser sedentário, fumar, ser obeso e a exposição ao calor” são fatores que podem piorar os sintomas da condição.

 

Por outro lado, praticar atividade física (caminhadas, por exemplo), controlar o pesonão fumar, usar roupas leves e confortáveis, usar calçado de tacão largo” e não muito alto (“3 a 4 cm de altura”), preferir locais frescos e elevar os membros inferiores são medidas que podem ajudar com os sintomas das varizes.

 

Também é fundamental cumprir as indicações médicas, entre elas usar meia elástica quando necessário, tomar os medicamentos recomendados e realizar os tratamentos propostos. As varizes têm tratamentos que, embora não definitivos, são cada vez mais duradouros. Vão depender do estado da doença, sendo que o importante é personalizar o tratamento a cada situação, de forma a garantir o melhor resultado, durante o maior tempo possível.

Entrevista in Revista ViRAL 25/08/2025