Skip to main content

Higiene Oral em Ortodontia

publicado em 30 Mai. 2022

Não será preciso referir a importância da boa higiene dos dentes e gengivas para prevenir doenças e manter a saúdem oral. Geralmente, a escovagem dos dentes já faz parte (ou deve fazer) da rotina diária de qualquer pessoa.

 

Durante um tratamento ortodôntico, com aparelhos fixos, em que há pequenas peças (brackets) coladas na superfície dos dentes, que facilitam a retenção de alimentos, este processo de higienização torna-se um pouco mais complicado e exigente, mas é essencial para prevenir cáries, inflamações das gengivas e danos no próprio aparelho.

 

Se os dentes e as gengivas não estiverem saudáveis, os movimentos para alinhamento dos dentes vão realizar-se mais lentamente e com probabilidade maior de dor, além de que a quebra e o descolamento de peças do aparelho levam a atrasos no tempo previsto de tratamento. O objetivo é chegar ao final não só com dentes alinhados, mas também saudáveis, bonitos e sem manchas.

 

Sendo assim, deve ter o cuidado de escovar bem após cada refeição (se excecionalmente não o puder fazer, deve bochechar e tentar remover todos os restos alimentares) e ter uma atenção redobrada na última higienização do dia antes de dormir. Durante a noite, a quantidade de saliva produzida é menor e as bactérias multiplicam-se, podendo causar mais danos.

 

Para escovar, remova as peças amovíveis, como os elásticos. Existem escovas ortodônticas manuais e pontas ortodônticas para escova elétrica, anatomicamente criadas para facilitar a remoção dos restos alimentares e placa bacteriana. Esta deve ser colocada num ângulo de 45o, fazendo movimentos de vaivém, limpando os brackets e os dentes. Não devem ser esquecidas as faces internas e as faces superiores de mastigação dos dentes; a escovagem do dente junto à gengiva deve ser reforçada, pois é onde a placa bacteriana se acumula mais e o acesso é mais difícil. A limpeza da língua também é importante, esta contém bactérias que podem migrar para os dentes.

 

A escova interdentária (escovilhão) é um auxiliar precioso, pois consegue alcançar pontos de difícil acesso. É essencial na limpeza dos espaços existentes entre os dentes, basta passar o escovilhão entre cada bracket, por trás do arame do arco, para libertar os vestígios alimentares que possam aí ficar retidos.

 

O uso do fio dentário é mais difícil, mas possível, com tempo e alguma paciência.

 

Os colutórios bucais são também importantes, alcançando praticamente todos os pontos da cavidade oral, ajudando a prevenir a acumulação de placa bacteriana e o aparecimento de manchas. Deve ser usado duas vezes ao dia, de manhã e à noite, após o uso do fio e escova. Após a higienização completa, verifique os dentes e o aparelho ao espelho. Evite certos alimentos, por exemplo: pegajosos (que podem ficar “colados”) e açucarados.

 

Deve também fazer as suas consultas de controlo regularmente. O seu médico dentista ortodontista dará as indicações necessárias e recomendará a marcação de destartarização quando achar conveniente.

 

Há, ainda, possibilidade de tratamento com aparelho invisível que, por ser removível, facilita a higiene oral.

 

Em todo este processo, a colaboração do “dono dos dentes” é indispensável. No final do tratamento ortodôntico, o seu sorriso vai falar por si!

 

No Trofa Saúde Braga Centro há uma equipa multidisciplinar de Médicos Dentistas para o ajudar a perceber como melhorar o seu sorriso, à sua medida e tentando sempre ir ao encontro das suas expectativas.