Nos últimos anos, tem-se registado uma mudança na Sociedade, estando esta cada vez mais exigente. Vivenciamos uma era de intensos avanços, onde as descobertas científicas têm participado efetivamente na Medicina e, são reflexo dos efeitos da Globalização.
A par deste fenómeno e, nos dias que correm, as pessoas viajam cada vez mais e, por diversos motivos. Seja em trabalho, lazer ou por outras razões, os destinos são cada vez mais diversificados. Consequentemente, estão envolvidos contatos com diversos agentes que poderão ser prejudiciais para a saúde destas pessoas, sendo estes, muitas vezes, desconhecidos ou novos, não só para o viajante como para o médico a que recorrem numa Consulta de Medicina do Viajante.
Assim, com a Sociedade em metamorfose constante, o médico deve ter consciência em expandir os seus conhecimentos, no sentido de prestar cuidados de saúde de uma forma adequada, efetiva, eficiente e de qualidade.
O que é a Medicina do Viajante?
É um ramo da Medicina onde as consultas são realizadas de forma personalizada e adaptada e, visam informar e ajudar o viajante na organização da viagem, procedendo a uma análise dos riscos inerentes à mesma, assim como ao aconselhamento de medidas e atitudes preventivas, determinadas pelo destino e caraterísticas especificas da viagem.
Na consulta, é tido em conta, além das caraterísticas individuais, o destino, motivo da viagem, meio de transporte, duração da viagem, atividades realizadas, etc.
Como diariamente podem surgir novos surtos, na consulta é feita uma atualização epidemiológica do destino.
Quando deve ser realizada uma Consulta de Medicina do Viajante?
Idealmente, deve ser realizada com uma antecedência de 4 a 8 semanas. Desta forma, se houver necessidade de administrar vacinas, estas são feitas no devido período, conferindo proteção.
Se a consulta não for realizada de forma atempada, mesmo na véspera, esta é útil.
Que documentos levar para a Consulta de Medicina do Viajante?
- Documento de Identificação
- Boletim de Vacinas
- Certificado Internacional de Vacinação (caso se aplique).
Que assuntos são focados numa Consulta de Medicina do Viajante?
Sendo uma consulta personalizada e adaptada ao viajante, é essencial obter informações relativamente a: antecedentes pessoais e cirúrgicos, medicação habitual, histórico de alergias medicamentosas ou de outras alergias; boletim de vacinas: estado de vacinação; destino na viagem; tipo de viagem: trabalho, lazer, etc.; duração da viagem e seu itinerário: conhecimento de rotas, escalas e locais a visitar; locais de hospedagem: resort, hotel, hostel, casas de familiares, campismo, etc.; atividades planeadas para realizar: mergulho, escalada, safaris, contato com animais, etc.
Relativamente ao destino, são abordados os seguintes temas: doenças do destino; medidas preventivas para a picada de insetos, nomeadamente malária, assim como recomendação e prescrição de profilaxia da malária, quando indicada; medidas preventivas para doenças transmitidas pelo consumo de água e alimentos contaminados; condições climáticas/ambientais; vacinas extra-plano, com prescrição de vacinas recomendadas, ou mesmo obrigatórias; farmácia do viajante, adaptada; cuidados a ter antes e durante o voo; esclarecimento de dúvidas.
Cada viagem é única e pode ser memorável. Por isso, de forma a proteger a sua saúde, marque a sua consulta e aproveite a sua viagem ao máximo.