Skip to main content

O LASIK e a felicidade

publicado em 31 Mai. 2019

A taxa de satisfação com a cirurgia Lasik é muito elevada e melhora a qualidade de vida de quem é operado. Um artigo recente de cientistas japoneses comprovou que, além disso, este procedimento também pode tornar as pessoas mais felizes. (1)

 

Portanto, se pretende deixar de usar óculos ou lentes de contacto, a realização de cirurgia laser na córnea pode ser uma ótima solução.

 

Com esta operação, podem ser corrigidas as alterações refrativas (graduações) do olho. A graduação mais conhecida é a miopia, mas também podemos corrigir a hipermetropia e o astigmatismo.

 

Pode ser operado quem tiver mais de 18 anos de idade e com a graduação estabilizada há mais de 1 ano.

 

Com a cirurgia laser na córnea (habitualmente o LASIK) altera-se a graduação da mesma, através da redução da espessura da córnea central ou periférica, modificando assim a sua curvatura. O objetivo é que as imagens fiquem, deste modo, focadas na retina duma forma perfeita.

 

Na cirurgia LASIK são operados os dois olhos ao mesmo tempo, sem internamento, podendo retomar-se as atividades diárias 1 ou 2 dias depois.

 

Trata-se dum procedimento muito seguro, preciso e efetuado com tecnologia laser muito avançada.

 

A atestar esta segurança e eficácia está a aprovação deste procedimento pela força aérea americana e mesmo pela NASA, desde 2009.

 

Ao contrário do que habitualmente se pensa, os cirurgiões que fazem Lasik são eles mesmos submetidos a este procedimento com muita frequência, numa percentagem cinco vezes maior à da população em geral. (2)

 

Os resultados normalmente são muito bons, com cerca de 91% dos doentes a ficarem com menos de meia dioptria de graduação e com visões iguais ou superiores a 10/10. A taxa de satisfação com a cirurgia é a mais elevada em todas as operações, em todas as especialidades médicas – 98,7% numa publicação recente, que analisou os dados de 97 artigos relevantes, correspondendo aos resultados de 67 893 cirurgias. (3)

 

Os doentes submetidos a Lasik estão significativamente mais satisfeitos após terem sido operados, em comparação com aqueles que optaram por continuar com lentes de contacto. Têm melhor visão na condução noturna e menos sintomas de olho seco, assim como muito menos infeções oculares e úlceras de córnea. (4)

 

Portanto, quem é operado fica satisfeito com os resultados, além de se tornar num ser humano mais feliz. No Trofa Saúde Hospital em Braga Sul temos esta tecnologia disponível para si.

 

Se pretender ser operado, deverá marcar uma consulta com o seu médico oftalmologista. Este vai realizar exames de diagnóstico específicos, avaliando assim se reúne as condições para realizar este procedimento.

 

(1) Matsuguma S et al. Prefer Adherence. 2018; Sep; 25(12):1901-1906.
(2) Kezirian GM, et. al. J Cataract Refract Surg. 2015 Sep; 41(9):1826-32.
(3) Sandoval HP et al. Cataract Refract Surg. 2016 Aug; 42(8): 1224-1234.
(4) Price MO et al. Ophthalmology. 2016; 123(8):1659-1666.