Skip to main content

O calçado e os bebés: conselhos de um Podologista

publicado em 08 Jan. 2024

A vasta oferta do mercado de calçado para bebés, pode e é uma tentação para os pais, no entanto, os bebés não precisam. O ideal é que os mais pequenos andem descalços, enquanto não iniciarem o caminhar.

 

Caminhar descalço estimula a formação da musculatura, a formação dos arcos plantares e melhora a consciência corporal, a experiência de diferentes texturas, temperaturas e terrenos ajudam a desenvolver o equilíbrio.

 

Andar descalço é benéfico para o desenvolvimento saudável dos pés.

 

Antes dos primeiros passos, o mais importante é priorizar o conforto e a segurança. Deve então, optar-se pelo uso de meias (que podem ser de vários materiais), que mantenham uma temperatura correta e que não comprimam ou restrinjam os movimentos.

 

Nos primeiros meses de vida, os pés são muito sensíveis, por isso o uso de calçado inadequado pode provocar desconforto e até lesões (ex. Unha encravada).

 

Mesmo após iniciarem o caminhar, só devem usar calçado em superfícies potencialmente perigosas ou ao ar livre. Em ambientes seguros, como dentro de casa, devem andar

descalços.

 

Em geral, os primeiros passos acontecem por volta dos 12-14 meses. É nessa altura, que deve começar a escolher e comprar os primeiros sapatos.

O que deve ter em conta:

  • Flexibilidade (que permita o movimento natural enquanto aprender a andar);
  • Sola antiderrapante;
  • Apoio de tornozelo (estabilidade adicional);
  • Material respirável;
  • Leves;
  • Revestimento interior sem costuras;
  • Formato digital largo (que não comprima os dedos);
  • Fáceis de calçar e descalçar (velcro, fecho ou molas)
  • Tamanho adequado;

Como saber o tamanho correto?

O tamanho dos pés das crianças podem mudar rapidamente, deve sempre ter-se atenção ao espaço para o crescimento. O ideal é que sobre no máximo 1 cm entre os dedos e a parte da frente do calçado. Se o bebé ou a criança sentirem desconforto, o mais comum é que demonstrem insatisfação, esteja atento!

 

Nunca opte pelo calçado já usado. Para que os mais pequenos aprendam a andar corretamente é importante que sejam eles a moldarem o seu próprio calçado.

 

É importante que caso note algum sinal de dor, mudança do caminhar ou alterações nos pés seja avaliado por um Podologista.