Skip to main content

Pré-diabetes e Diabetes Mellitus tipo 2: o que devo saber?

publicado em 13 Nov. 2020

O que é?
A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crónica, com graves complicações, pelo que o seu diagnóstico precoce, tratamento e vigilância são de elevada relevância. No dia 14 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Diabetes com o objetivo de consciencializar a população para este problema.

 

A DM é caracterizada por níveis aumentados de açúcar (glicose) no sangue, a chamada hiperglicemia. Uma vez que a insulina é essencial para que a glicose entre nas células, quando não é produzida em quantidade suficiente pelo pâncreas ou quando não é utilizada de forma adequada (resistência à insulina), a glicose acumula-se no sangue. A DM tipo 2 é a forma mais frequente de diabetes.

 

Complicações
Níveis elevados de açúcar no sangue podem causar danos em vários órgãos, particularmente nos olhos (retinopatia – cegueira), rins (nefropatia – doença renal crónica), nervos e vasos sanguíneos (neuropatia – pé diabético com alteração da sensibilidade, com possível formação de úlceras de difícil cicatrização e, nos casos mais graves, podendo mesmo levar à amputação), cérebro (doença vascular cerebral), coração (doença coronária) e disfunção sexual.

 

Pré-diabetes
Na pré-diabetes, também conhecida como hiperglicemia intermédia, os níveis de glicose no sangue estão superiores ao normal, mas não suficientemente elevados para serem classificados como diabetes e representam um risco aumentado de desenvolver diabetes.

 

Epidemiologia
Tem-se verificado um aumento de casos de diabetes ao longo dos anos. Segundo os últimos dados disponibilizados pelo Relatório Anual do Observatório Nacional de Diabetes, estimou-se que 13.3% dos portugueses com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos tinham diabetes e 27.4% pré-diabetes, totalizando, assim, 40.7%.

 

Como posso prevenir?
A boa notícia é que pode prevenir ou atrasar o aparecimento de DM tipo 2, mantendo um estilo de vida saudável, praticando atividade física regularmente, tendo uma alimentação saudável e mantendo um peso corporal normal para a sua altura.

 

Fatores de risco
Estão incluídos: idade, excesso de peso ou obesidade, sedentarismo, antecedentes de diabetes durante a gravidez ou filhos que nasceram com mais de 4Kg, familiares de 1º grau com diabetes, hipertensão ou toma de medicamentos para a tensão arterial, perímetro da cintura aumentado, colesterol HDL baixo ou triglicerídeos elevados, síndrome do ovário poliquístico, hiperglicemia intermédia, entre outros.

 

Diagnóstico e sintomas
O diagnóstico é feito através de análises ao sangue. A pré-diabetes não apresenta sintomas, sendo encontrada em análises pedidas por rotina ou quando o doente apresenta fatores de risco. A diabetes é muitas vezes assintomática.

 

No entanto, estão descritos alguns sintomas, como sede constante e intensa, urinar mais frequentemente, emagrecimento, fome constante, cansaço, entre outros. Monitorize a sua saúde!