Skip to main content

Sintomas pós-COVID-19

publicado em 23 Mai. 2021

O processo de recuperação da COVID-19 é contínuo. Durante a fase aguda da doença o foco é detetar e tratar complicações agudas, no entanto, depois de recuperarem da fase aguda, muitos doentes necessitam de avaliação de sintomas novos ou persistentes.

 

O tempo até à resolução de sintomas parece depender de fatores de risco pré-existentes e também da severidade da doença aguda e sintomatologia presente nessa fase.

 

Os primeiros estudos sugeriam que a doença mais leve teria uma recuperação mais rápida (por ex: 2 semanas) e a doença mais grave significaria uma recuperação mais lenta (2-3 meses ou mais), apontando para o facto de que os doentes que requereram hospitalização, os mais idosos e com comorbilidades, os que tiveram complicações (ex: pneumonia bacteriana secundária, tromboembolismo venoso) e os que tiveram estadia prolongada no internamento ou cuidados intensivos teriam um tempo de recuperação mais prolongado.

 

Contudo, estudos mais recentes sugerem que mesmo doentes com doença mais leve, e que não chegaram a estar internados, reportam sintomas persistentes e prolongados. Por outro lado, alguns sintomas desaparecem mais rapidamente do que outros.

 

Os sintomas pós-COVID-19 mais frequentes incluem:

 

  • Cansaço, sensação de fraqueza e limitação aos esforços: o cansaço é o sintoma mais frequente sentido pelos doentes, independentemente de necessidade de internamento na fase aguda. Apesar de desaparecer na maioria dos doentes, pode ser um sintoma importante e durar 3 meses ou mais, particularmente em doentes que estiveram em cuidados intensivos;
  • Dispneia: a sensação de falta de ar pode persistir e costuma resolver-se lentamente ao longo de 2-3 meses, sendo que, ocasionalmente, pode demorar um pouco mais de tempo;
  • Tosse: em diversos estudos, os doentes tiveram tosse persistente até 2-3 semanas do início da doença, a qual costuma desaparecer, na maioria dos doentes, até aos 3 meses;
  • Desconforto torácico: é uma queixa comum e pode demorar algum tempo a desaparecer;
  • Alteração de paladar e olfato: a maioria dos doentes vê recuperação completa 1 mês depois da doença aguda.
  • Sintomas neurocognitivos: alguns estudos sugerem que problemas de concentração e memória podem persistir até 6 semanas ou mais.
  • Problemas psicológicos: sintomas como ansiedade ou depressão são comuns depois da COVID-19.

 

Se teve COVID-19 e alguns sintomas ainda persistem, não descure a sua saúde e visite o seu médico de confiança, que o irá ajudar a recuperar de forma mais célere e com acompanhamento.