Skip to main content

Apresentação

O que é?

Apesar da ansiedade ser algo natural e muitas vezes com uma função protetora do organismo, muitas vezes ela torna-se excessiva, prejudicando a vida da pessoa que dela sofre.

As perturbações da ansiedade são muito comuns nas crianças e nos jovens. Podem ser de vários tipos: ansiedade de separação, transtorno de ansiedade excessiva, as fobias específicas, a fobia social ou o transtorno de pânico.
Será que o seu filho precisa destas sessões?

O que trata?

Muitas vezes as crianças com ansiedade excessiva andam demasiado preocupadas, podem apresentar sintomas físicos tais como:

  • Dores de cabeça
  • Tonturas
  • Náuseas
  • Vómitos
  • Tremores
  • Dores de barriga
  • Diarreia
  • Medos excessivos
  • Agressividade

 

Muitos fatores podem estar a precipitar estes sintomas:

  • O relacionamento com os colegas
  • A escola e o rendimento escolar
  • O falecimento ou separação de um familiar
  • O nascimento de um irmão
ver mais
ver menos

Diferenciação

Perturbações do neurodesenvolvimento, Perturbações de ansiedade, Perturbações depressivas, Perturbações do comportamento, Orientação vocacional, Problemas emocionais e psicoafetivos

Doenças

Avaliação da maturidade escolar, 

Dificuldades de aprendizagem, 

Dificuldades na construção da autoestima, autoconceito e autoconfiança, 

Fobia, 

Mutismo seletivo, 

Orientação vocacional, 

Perturbação da aprendizagem específica, 

Perturbação de ansiedade de separação, 

Perturbação de ansiedade generalizada, 

Perturbação de hiperatividade/défice de atenção, 

Perturbação desafiante de oposição, 

Perturbação do comportamento, 

Perturbação do espectro do autismo, 

Perturbações depressivas

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica

2024 – Curso de Intervenção Psicológica em Situações de Violência Doméstica – OPP

 

2021 – Primeiro Curso Online de Neurodesenvolvimento – Centro Materno Infantil do Norte

 

2020 a 2021 – Especialização Avançada em Gestão de Recursos Humanos – CRIAP

 

2021 – Processo de Promoção e Proteção no Sistema de Gestão das CPCJ – Curso III – CNPDPCJI

 

2021 – Avaliação e Intervenção no Sistema de Proteção – Curso II – CNPDPCJI

 

2021 – Enquadramento no Sistema de Proteção de Crianças e Jovens e CPCJ – Curso I – CNPDPCJ

 

2012 – Curso Avançado de Dislexia – 1.ª Edição – CRIAP

 

2016 – Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde

 

2008 a 2010 – Mestrado – Psicologia Clinica e da Saúde – Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS -N)

 

2003 a 2008 – Licenciatura – Psicologia Clínica e da Saúde – Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS -N)

2022 até ao momento – Traquinas – Números e Alíneas – Penafiel

 

2020 a 2021 – Elemento Cooptado da CPCJ de Valongo

 

2008 a 2010 – Psicóloga Clínica – Estagiária no âmbito do Mestrado: Hospital de São João do Porto, EPE no Serviço de Cardiologia da Criança e do Adolescente

 

2007 a 2009 – Psicóloga Clínica – Estagiária no âmbito da Licenciatura: Hospital de São João do Porto, EPE

 

 

2010 – Poster – Ajustamento Psicossocial e Propensão para a Psicopatologia nos Adolescentes e Jovens Adultos com Cardiopatias Congénitas – Coautor – XXXI Congresso Português de Cardiologia – Medicina Cardiovascular, Convergências de Saberes

 

2010 – Poster – Psychosocial Adjustment and Propeness to Psychopathology in Adolescents and Young Adults with Congenital Heart Disease – Autor – Association for European Paediatric Cardiology (AEPC) – 44 Annual General Meeting

ver mais
ver menos