Skip to main content

Maria Leonor Ramos, Dra.

OM69286
português ( pt) • inglês ( en)

Apresentação

O que é?

Na Medicina Geral e Familiar pretende-se atingir o bem-estar físico, psíquico, e social do indivíduo e seu agregado familiar, integrados no seu meio ambiente. A sua ação conjuga Medicina Curativa e Preventiva.

O ideal seria toda a família estar na mesma consulta, e, então, com o decorrer do tempo, implementar-se-iam as valências – alvo de carácter preventivo como Saúde Adultos, Saúde Infantil, Planeamento Familiar e Saúde Materna, Diabéticos e Hipertensos e Patologia Respiratória sem nunca colocar de lado a hipótese de encaminhamento dos pacientes para as consultas de especialidade.

O que trata?

A Medicina Geral e Familiar é a especialidade indicada para:

  • Acompanhamento regular do estado de saúde
  • Avaliações gerais da saúde
  • Aconselhamento sobre cuidados preventivos, vigilância da saúde e exames a realizar
  • Aconselhamento sobre planeamento familiar
  • Aconselhamento sobre a necessidade de referenciar para médicos de outras especialidades
  • Avaliação e certificação médica para prática de desporto de lazer e carta de condução.
  • Recorrer nas situações de doença comuns.
ver mais
ver menos

Diferenciação

Saúde do idoso/Geriatria Clínica, Saúde do adulto, Saúde da mulher (nas suas diversas fases da vida), Planeamento familiar e pré-conceção, Saúde mental, Medicina preventiva e rastreios oncológicos, Saúde infanto-juvenil, Gestão da multimorbilidade/pluripatologia crónica

Doenças

Asma, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e rinossinusite

Diabetes mellitus

Dislipidemia

Enxaqueca e cefaleia de tensão

Hipertensão arterial

Insuficiência cardíaca

Obesidade e excesso de peso

Patologia da tiroide

Patologia gastrointestinal

Patologia musculo-esquelética

Perturbação de ansiedade

Perturbação depressiva

Perturbação do sono

Risco Cardiovascular

Síndromes geriátricas

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica

2025 – Grau de Especialista em Medicina Geral e Familiar

 

2021 a 2024- Internato de Formação Específica em Medicina Geral e Familiar, Familiar, Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas, Serviço de Saúde Regional da Região Autónoma da Madeira, EPERAM

 

2021 a 2022 – Curso pós-graduado de Especialização em Geriatria Clínica, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

 

2020 – Internato Médico de Formação Geral, Serviço de Saúde Regional da Região Autónoma da Madeira, EPERAM

 

2013 a 2019 – Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

2025 até ao momento – Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar

 

2023 a 2025 –  Membro do Conselho Regional da Ordem dos Médicos

 

2021 a 2024 – Médica Interna de Medicina Geral e Familiar

 

2020 – Médica Interna de Formação Geral

Autora e Co-autora de vários trabalhos em congressos nacionais e internacionais

 

Sócia da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

ver mais
ver menos