A afasia é uma perturbação da comunicação que afeta não só a fala, mas também a compreensão de outras pessoas. Em muitos casos, também compromete a capacidade de ler e escrever. Esta condição tem um impacto significativo na participação e na qualidade de vida da pessoa com afasia.
A afasia é geralmente causada por um AVC, mas qualquer alteração no cérebro pode desencadear esta condição. Por exemplo, lesões cerebrais traumáticas, infeções cerebrais, tumores ou outros problemas cerebrais podem causar afasia.
Os sintomas da afasia dependem da área e da extensão da lesão cerebral.
Dificuldade em encontrar palavras
Frases curtas e incompletas
Troca de palavras ou palavras sem sentido
Compreensão reduzida da linguagem falada
Dificuldade em ler ou escrever
Fala lenta ou muito esforçada
Respostas que não correspondem ao que foi perguntado
O diagnóstico da afasia baseia-se principalmente em quatro testes: avaliação da capacidade de expressão verbal, identificação de objetos através de imagens, repetição de palavras e compreensão de instruções simples. Além do diagnóstico da afasia, é crucial identificar a lesão cerebral subjacente, o que geralmente é feito através de ressonância magnética.
Não existem fármacos específicos para o tratamento da afasia. O tratamento é quase sempre realizado por fonoaudiólogos (terapeutas da fala). As atividades terapêuticas visam melhorar as competências linguísticas e encontrar estratégias compensatórias para contornar as dificuldades comunicativas.