Estomatologia

Consulte por especialidade e/ou sub-especialidade
Marcação

A Estomatologia é a especialidade médica, de diferenciação médico-cirúrgica, que se dedica à investigação, estudo, diagnóstico, profilaxia e tratamento da patologia que afeta o sistema estomatognático integrando-a na patologia sistémica.

Inclui as anomalias do crescimento facial e as dismorfias orofaciais, bem como as alterações funcionais ou patológicas, orais e maxilares, odontogénicas e não odontogénicas, de origem inflamatória, infeciosa, traumática, genética ou tumoral.

Abrange as doenças das glândulas salivares e das articulações temporo-mandibulares, bem como a patologia médica e cirúrgica da mucosa oral e demais tecidos que envolvem a cavidade oral, constituam ou não manifestação de doenças sistémicas e sua iatrogenia.

Foi uma das primeiras áreas de conhecimento médico a ver-se reconhecida em Portugal como especialidade médica, a 26 de maio de 1911; introduzida no ensino médico em 1916, foi a primeira especialidade médica portuguesa a constituir uma sociedade científica, a Sociedade Portuguesa de Estomatologia, a 21 de junho de 1919.

O seu saber, e “saber fazer”, cruzam-se com os de outras especialidades médicas com quem partilha território anatómico, métodos e técnicas, como é o caso da Cirurgia Pediátrica, da Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva, da Cirurgia Maxilofacial, da Dermatologia, da Medicina Física e Reabilitação, da Otorrinolaringologia e da Radiologia. É também a especialidade de referência para a articulação com profissionais de áreas técnicas superiores e de diferenciação não médica nomeadamente a Fisioterapia, a Medicina Dentária, a Odontologia, a Prótese Dentária e a Terapia da Fala.”

in Ordem dos Médicos

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

252 090 600

03 abril 2020

Teleconsulta de Pediatria

03 abril 2020

Teleconsulta de Endocrinologia

03 abril 2020

Teleconsulta de Gastrenterologia