Skip to main content

O papel da Medicina Interna

publicado em 25 Nov. 2018

A Medicina Interna é a especialidade médica basilar de uma estrutura hospitalar. Avalia o doente adulto no seu todo, relacionando a complexidade do corpo humano e interagindo com os vários problemas que o podem afetar. É uma especialidade abrangente e o especialista de Medicina Interna é designado de Internista, centrando a sua atividade hospitalar no serviço de urgência, internamento e consulta externa. Pode ter também responsabilidades em unidades de cuidados mais diferenciados tais como unidades de cuidados intermédios e intensivos. É por isso muitas vezes o primeiro contacto do doente que recorre ao hospital e o principal gestor da saúde do doente adulto.

 

O Internista estuda o doente, diagnostica e trata as doenças mais frequentes, principalmente doentes crónicos e idosos, polimedicados, doentes com múltiplas patologias ou atingimento de vários órgãos ou sistemas (doenças cardíacas, pulmonares, renais, gastrointestinais). Estuda também doentes com patologias mais raras e complexas, de difícil diagnóstico e com exercícios complexos desde exames a discussões interespecialidades. Numa fase posterior à doença aguda, o internista segue e orienta o doente na consulta externa, mantendo-o sob vigilância e controlo terapêutico de forma a promover a sua estabilidade clínica.

 

Com o envelhecimento da população portuguesa, o doente geriátrico assume um papel central na saúde e nos cuidados médicos necessários. Mais uma vez é o internista que tem esse papel, uma vez que em Portugal, geriatria ainda não é considerada especialidade médica.

 

Sem dúvida, o internista é o médico exímio no estudo da doença e diagnóstico diferencial, estabelecendo também a ligação às múltiplas especialidades médicas e cirúrgicas, criando uma dinâmica de grupo e interdisciplinaridade no que se considera o bom funcionamento hospitalar. Só assim se garantem as melhores decisões no tratamento ajustado a cada situação clínica.

 

Em suma, se não consegue objetivar queixas específicas, com multiplicidade e variedade das mesmas, se apresenta várias doenças em simultâneo ou está polimedicado, se já fez várias consultas noutras especialidades sem qualquer sucesso, recomenda-se a procura de um internista em local apropriado, urgência ou consulta externa, dependendo do cariz agudo ou crónico das queixas.

 

No Trofa Saúde Hospital encontra internista residente 24h por dia, 7 dias da semana e 365 dias do ano, desde o Serviço de Urgência ao Internamento do Serviço de Medicina Interna e Consulta Externa.