Skip to main content

A patologia herniária e o seu tratamento

publicado em 31 Mar. 2019

A patologia herniária abdominal é comum em todas as idades e em ambos os sexos e consiste na saída anómala de parte de um órgão, através de orifício ou defeito da parede abdominal.

 

Existem vários tipos de hérnias abdominais, nomeadamente inguinais, femorais, umbilicais, epigástricas/linha branca, de Spiegel, incisionais (após intervenções cirúrgicas), dependendo da sua localização.

 

Fatores como o tabagismo, doenças respiratórias, alterações bruscas de peso, obstipação e gravidez aumentam o risco do aparecimento de hérnia.

 

A típica apresentação decorre após um esforço, seja levantar um objeto pesado, esforço defecatório, acesso de tosse, entre outros, após o qual surge dor e/ou tumefação. O seu diagnóstico habitualmente é clínico, em caso de dúvida a ecografia é o exame auxiliar de diagnóstico de eleição.

 

A complicação mais grave de uma hérnia é o seu estrangulamento, ou seja, quando o conteúdo herniado (seja gordura, intestino, bexiga, entre outros) fica de tal forma apertado, pelo orifício por onde saiu, que a sua circulação e consequentemente a vitalidade dos tecidos que o constituem são colocados em causa podendo, no caso de se tratar de ansa intestinal, levar à sua isquemia e eventualmente perfuração, com extravasamento do seu conteúdo. Isto é uma verdadeira emergência cirúrgica, com risco de vida. É para evitar estas e outras situações extremas que todas as hérnias devem ser avaliadas por um cirurgião.

 

A cirurgia é o único tratamento eficaz. Ao longo dos tempos várias técnicas cirúrgicas foram desenvolvidas e aperfeiçoadas, para permitir uma recuperação célere e cómoda, com o mínimo de desconforto, efeitos secundários e recidivas. Neste sentido a utilização de próteses (hernioplastia) que permitem a correção do defeito herniário sem tensão nos tecidos envolvidos e, posteriormente, a utilização de abordagens minimamente invasivas, como a laparoscopia, que permite uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e com cicatrizes mínimas, vieram revolucionar o paradigma do tratamento cirúrgico das hérnias abdominais.

 

O avanço tecnológico também se reflete na evolução dos materiais utilizados, nomeadamente com o advento de próteses autoaderentes, as quais, ao prescindirem da necessidade de serem fixadas, aumentam o conforto pós-operatório.

 

O Trofa Saúde Hospital é uma referência no tratamento da patologia herniária, já que dispõe de profissionais dedicados e altamente qualificados nas técnicas e materiais cirúrgicos mais avançados, menos invasivos e com melhores resultados.

 

Na sua permanente busca pela melhor técnica para cada caso, o Trofa Saúde Hospital em Matosinhos foi o primeiro hospital do país a utilizar um novo tipo de prótese, de dupla face (de P4HB e Hidrogel), totalmente absorvível, biologicamente derivada, indicada, particularmente, no tratamento da hérnia da parede abdominal em mulheres em idade fértil, já que permite, após a sua total absorção, o normal desenvolvimento de uma gravidez.

 

Se suspeita que pode ser portador de uma hérnia, não deixe de se aconselhar junto do seu médico.