Skip to main content

Gripes, constipações e outras considerações

publicado em 25 Jan. 2024

A chegada do frio traz consigo um aumento do número de gripes, constipações e outras doenças respiratórias.

Conhecer os sintomas, tratamentos e formas de prevenção destas doenças será importante para a sua saúde, assim como da sua família e amigos.

 

A Constipação pode ser causada por vários vírus e caracteriza-se habitualmente por obstrução/pingo do nariz, febre baixa (abaixo dos 38ºC) ou ausente, tosse, cansaço, espirros, dores de garganta, cabeça e dos músculos, de intensidade ligeira a moderada e início gradual.

 

A Gripe é derivada do vírus da gripe e está habitualmente associada a febre elevada (geralmente acima dos 38,5ºC), sintomas intensos de início súbito, como dor de garganta, cabeça e corpo, mau estar geral, cansaço forte e perda de apetite significativa.

Como posso tratar?

Em ambos os casos o tratamento é principalmente de suporte. Ou seja, ajudar a aliviar os sintomas e dar as melhores condições possíveis ao seu organismo para combater o vírus e desenvolver as suas defesas.

 

A lavagem do nariz com soro fisiológico ou água do mar ajuda com o pingo e obstrução nasal, beber água e líquidos é importante para manter o bom funcionamento do organismo e compensar as perdas causadas pela febre, medicação como o Paracetamol ou Anti-inflamatórios para combater a febre, dores e mau estar ou anti-histamínicos para a congestão do nariz.

Posso contagiar outras pessoas?

Sim. Estes vírus são transmissíveis por via respiratória, por isso pode contagiar outras pessoas próximas através de tosse, espirros, contacto direto ou próximo, mesmo antes de surgirem os sintomas.

Como posso prevenir?

Existe vacina para a Gripe, recomendada anualmente, para pessoas com mais de 60 anos, grávidas ou com doenças específicas, como Doenças crónicas dos pulmões, coração, entre outras.

 

Se tiver sintomas de gripe ou constipação, para proteger a sua família e pessoas próximas é importante reforçar a lavagem das mãos, tossir/espirrar para o cotovelo ou
lenço de papel e utilizar máscara em contacto próximo com outras pessoas em ambientes fechados.

Posso ter COVID?

A COVID-19 pode causar vários sintomas, que poderão ser parecidos com a gripe ou constipação. Em caso de dúvida, especialmente se tiver contacto com pessoas mais frágeis, será importante realizar o teste para confirmação ou exclusão desta doença. Como é também causada por um vírus, o tratamento e cuidados são semelhantes à gripe e constipação, sendo importante reforçar as medidas de prevenção de contágio.

Preciso de tomar antibiótico?

Não. A gripe, constipação e mesmo a COVID são causadas por vírus. A função dos antibióticos é eliminar bactérias que causam doenças (como amigdalite e pneumonia), mas não fazem efeito nos vírus. Por isso, além de não ajudarem no tratamento das gripes e constipações, poderão aumentar o risco de efeitos secundários, como náuseas ou diarreia, sem benefício para o doente, pelo que são desaconselhados nestas doenças.

Devo ser avaliado por um médico?

Pessoas com sintomas ligeiros a moderados, saudáveis e com possibilidade de seguir os cuidados e tratamentos referidos acima, deverão melhorar ao final de alguns dias, sem necessidade de avaliação médica.

 

Em casos de sintomas intensos ou graves (como febre alta que não melhora com medicação, falta de ar intensa), a piorar progressivamente ou sem melhoria ao final de alguns dias, pessoas com doenças crónicas complicadas, em caso de dúvida ou com possibilidade de doença de causa bacteriana, será importante ser observado por um médico para avaliar a sua situação e determinar qual a melhor forma de o ajudar.