Skip to main content

Quedas no inverno: como evitá-las?

publicado em 02 Jan. 2022

Com temperaturas baixas, em que os dias escurecem mais cedo, em que usamos mais roupa e em que temos uma menor sensação de controlo das reações do nosso corpo, recorrentemente, as quedas acontecem.

 

Seja qual for a fase da vida que passa, qualquer queda acidental pode ter efeitos imprevisíveis. No entanto, com o avançar da idade, uma queda poderá ser uma maior “carga dos trabalhos”.

 

Frequentemente, recebo na minha consulta doentes que, pelo infortúnio da vida, sofreram uma queda e fraturaram a coluna, com queixas de dor e incapacidade correspondentes, e até mesmo de deformidade no local da fratura e cujo tratamento poderá passar pelo uso de colete ou, se necessário, pela cirurgia.

 

No entanto, e porque não há só más notícias, com o avançar das técnicas cirúrgicas e apesar de uma grande queda, a solução pode ser uma “pequena cirurgia”, apesar de complexidade da própria lesão.

 

Com uma incisão de menos de 1 cm e um pós-operatório sem dor significativa ou limitação, conseguimos hoje em dia resolver o problema definitivamente. Mesmo assim, se há altura em que devemos prevenir em vez de remediar, esta é uma delas.

 

Por esse motivo, deixo 6 conselhos essenciais para que evite quedas que o possam trazer à minha consulta:

 

• Em casa, use calçado que possa ficar “preso” ao pé, em vez de chinelos, pois são mais propensos a levar a quedas;

 

• Evite caminhar em superfícies molhadas ou ressoadas, como na casa de banho, sem o apoio adequado, seja no chão ou na parede;

 

• Se tem banheira, coloque uma barra de apoio para amparar a sua saída do banho;

 

• Se usa óculos, em momento algum prescinda dos mesmos, dentro e fora de casa;

 

• Para subir e descer escadas, use sempre o corrimão ou peça ajuda para o fazer, se necessário;

 

• Peça a uma equipa especializada para fazer a troca de revestimentos exteriores de sua casa (ex.: telhas), limpeza de chaminés ou outros tipos de trabalhos em altura.

 

Se, infelizmente, não conseguiu evitar a sua queda e se da mesma resultaram dores na coluna que o/a impedem de se mover sem queixas, não deixe a sua saúde para segundo plano e esclareça o que deve fazer numa consulta.