Skip to main content

Regulamento para a submissão de Trabalho Científicos

publicado em 21 Jul. 2025

De forma a garantir uniformização e qualidade na apresentação dos trabalhos científicos para as III Jornadas Multidisciplinares de Oncologia na produção do poster, solicita-se que respeite as seguintes linhas orientadoras para a apresentação da informação técnica e científica.

Normas para a elaboração do resumo:

  • O título do trabalho deverá conter no máximo 20 palavras e o resumo será limitado a um máximo de 350 palavras (tipo de letra Arial, tamanho de letra 11, e espaçamento entre linhas 1,5);
  • O resumo deve ser submetido em português ou inglês;
  • Devem ser declaradas as fontes de financiamento e conflitos de interesse (caso existam);
  • Imagens e gráficos não são permitidos no resumo;
  • Incluir o nome do(s) autor(es) e da instituição afiliada.

Critérios de seleção

Os resumos serão selecionados pelo júri da Comissão Científica.

 

Os posters expostos serão avaliados pelo júri da Comissão Científica, sendo que os 3 melhores posters receberão um certificado com a respetiva classificação.

 

Na avaliação serão tidos em conta os seguintes critérios:

    • Originalidade e inovação
    • Relevância clínica
    • Adequação e clareza da metodologia
    • Clareza, relevância e evidência dos resultados e/ou de conclusões
    • Qualidade do poster

Admissão de Trabalhos

Ser apresentado em formato vertical e numa única página.

 

Utilizar o layout predefinido.

 

Incluir o nome do(s) autor(es) e da instituição afiliada, que deve ser mencionada abaixo do título e com um tamanho de letra inferior ao utilizado no texto.

 

São aceites os seguintes trabalhos:

  • Resultados de trabalhos científicos, teses ou dissertações no âmbito da temática da Oncologia, nas áreas de Cirurgia Geral, Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar, Psiquiatria, Urologia, Pneumologia, Dermatologia, Nutrição, Hematologia, Radiologia, Gastrenterologia, Cuidados Paliativos, Enfermagem, entre outras;
  • Trabalhos de investigação, resultados preliminares de trabalhos experimentais ou de trabalhos de investigação clínica recentes;
  • Revisão de casos clínicos ou trabalhos clínicos retrospetivos que apresentem uma amostragem relevante, conceitos inovadores ou resultados originais que permitam obter conclusões sólidas e possa justificar a sua apresentação;
  • Relatos de casos clínicos isolados são aceites, mas deverão apresentar uma solução ou abordagem original/inovadora face aos conceitos atuais da área.

 

Os posters de revisão de tema e de investigação clínica devem conter as seguintes secções: introdução, metodologia, resultados e conclusões. No caso de relatos de casos clínicos deve estar mencionado o enquadramento/contexto, descrição do caso e discussão.

 

Os posters devem ser elaborados em PowerPoint  (utilizar Layout das Jornadas), apresentados numa única página com as seguintes dimensões – 50,8×28,58cm e devem ser enviados em dois formatos: em formato editável (ficheiro PowerPoint) e em PDF.

 

Não serão aceites posters que traduzam deliberada promoção comercial de determinada marca, produto ou empresa.

Elegibilidade dos Autores

Podem submeter trabalhos investigadores, médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, estudantes e outros profissionais de saúde.

Prazos Importantes

  • Submissão de resumos: até 31 de outubro de 2025 às 23h59
  • Notificação dos trabalhos selecionados: 21 novembro de 2025 às 23h59
  • Envio de posters/ apresentações comunicações orais: até 5 de dezembro de 2025 às 23h59

Formato dos Posters

Os posters devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Ferramenta: PowerPoint
  • Dimensões: 50,8 × 28,58 cm (formato vertical).
  • Envio em dois formatos:
    • Ficheiro editável (PowerPoint).
    • PDF.
  • Tipografia:
    • Texto: Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5 linhas, avanço de parágrafo de 1 cm.
    • Título: em maiúsculas.
    • Secções: em negrito.
  • Identificação dos Autores:
    • A primeira página deve incluir:
      • Nome dos autores e respetivas afiliações.
      • Nome do autor responsável pela apresentação.
      • Contacto do autor principal (e-mail e telefone).

Conteúdo dos Resumos

Os resumos devem ser informativos e objetivos, com um máximo de 3500 caracteres, incluindo:

  • Objetivos
  • Métodos
  • Resultados
  • Conclusões

 

Nota: Todas as abreviaturas devem ser definidas na primeira utilização

Estrutura Obrigatória dos Trabalhos

Casos Clínicos

  • Introdução
  • Objetivos
  • Descrição do caso
  • Discussão
  • Conclusões
  • Referências Bibliográficas

 

Trabalhos de Investigação

  • Introdução
  • Objetivos
  • Material e Métodos
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusões
  • Referências Bibliográficas

 

Trabalhos de Revisão

  • Introdução
  • Objetivos
  • Material e Métodos
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusões
  • Referências Bibliográficas

 

Relatos de Prática/Melhoria Contínua/Projeto de Intervenção

  • Introdução
  • Objetivos
  • Material e Métodos
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusões
  • Referências Bibliográficas

 

Apresentação dos Trabalhos

  • Comunicação Oral: duração máxima de 10 minutos, com 5 minutos para discussão.
  • Posters: serão exclusivamente exibidos, sem apresentação oral.

Avaliação e Seleção

A Comissão Científica do Congresso será responsável pela avaliação e seleção dos trabalhos.

  • Trabalhos Selecionados:
    • Serão selecionados 4 trabalhos para comunicação oral.
    • Os autores principais serão notificados até 21 de novembro de 2025.
  • Apresentação Oral: Será realizada no horário definido no programa final do congresso.

Este regulamento visa assegurar uma apresentação científica de alta qualidade e em conformidade com as normas das III Jornadas Multidisciplinares de Oncologia.

 

Para dúvidas ou esclarecimentos, contacte: congressos@trofasaude.com

Submissão de Trabalhos | Processo formal de candidatura

Leia, por favor, as regras antes de submeter o seu resumo. Quaisquer trabalhos que não respeitem as normas abaixo mencionadas serão excluídos.

 

1. A submissão deve ser feita exclusivamente por via do e-mail congressos@trofasaude.com, até 31 de outubro de 2025 às 23h59, juntamente com a identificação do(s) autor(es): nome completo, contacto telefónico e e-mail. O assunto do e-mail deve conter o nome do trabalho + “III Jornadas Multidisciplinares de Oncologia 2025”.

    • O nome do ficheiro deverá ser o título do trabalho;
    • Não serão aceites resumos enviados por outras vias.

2. A aprovação do resumo (ou não) será comunicada via e-mail até 21 novembro de 2025.

3. Após aprovação do resumo, o poster deverá ser enviado, em formato pdf, por e-mail para congressos@trofasaude.com, até 5 de dezembro de 2025 às 23h59

4. Pelo menos um dos autores do poster tem de estar inscrito nas Jornadas até à data de entrega do resumo e marcar presença no evento.

Processo de atribuição de prémios

A avaliação dos posters será realizada no dia 11 de dezembro de 2025, no final do primeiro dia do evento. Pelo menos um dos autores terá que marcar presença para o esclarecimento de alguma questão que surja;

 

A entrega dos prémios será realizada no dia 12 de dezembro .