Skip to main content

Regulamento para a Submissão de Trabalhos Científicos

Para garantir uniformidade na produção de posters e comunicações orais do I Congresso de Medicina Geral e Familiar Trofa Saúde, solicitamos que respeite as seguintes orientações para a apresentação da informação técnica e científica.

 

  1. Admissão de Trabalhos
  • Serão admitidos trabalhos nos formatos de Comunicação Oral e Poster, que nunca tenham sido publicados ou apresentados em outros eventos científicos, ou que não se encontrem publicados ou submetidos para publicação em revistas científicas.

 

  1. Elegibilidade dos Autores
  • Apenas podem ser submetidos trabalhos por médicos especialistas ou que se encontrem comprovadamente em programas de Internato Médico.

 

  1. Prazos Importantes
  • Data limite para receção de resumos: 23 de agosto de 2024.
  • Data de apresentação de resultados: 1 de setembro de 2024

 

  1. Submissão
  • A submissão deve ser feita exclusivamente por via eletrónica, através do e-mail: congressos@trofasaude.com. O assunto do e-mail deve conter o nome do trabalho e “I Congresso de MGF”.

 

  1. Formato dos Posters
  • Os posters devem elaborados em PowerPoint e ser apresentados numa única página com as seguinte dimensões – 50,8×28,58cm e devem ser enviados em dois formatos: em formato editável (ficheiro PowerPoint) e em PDF.
  • Tipo de letra Arial, tamanho 12, espaçamento entre parágrafos de 1,5 linhas, avanço dos parágrafos em 1 cm.
  • Título: em maiúsculas.
  • Secções: em negrito.
  • A primeira página deve conter apenas a identificação dos autores e respetivas afiliações, indicando o nome do autor que fará a apresentação no congresso.

 

  1. Contacto do Autor Principal
  • Deve ser indicado o e-mail e contacto telefónico do autor que fará a apresentação do trabalho, caso este seja aceite.

 

  1. Apresentação
  • Comunicação Oral: duração máxima de 15 minutos, mais 5 minutos para discussão.
  • Posters: não serão apresentados oralmente, apenas exibidos.

 

  1. Conteúdo dos Resumos
  • Os resumos devem ser informativos e concisos, contendo objetivos, métodos, resultados e conclusões, escritos em português e com um limite máximo de 3500 caracteres.
  • Todas as abreviaturas devem ser definidas na primeira vez que forem usadas.

 

  1. Temáticas dos Trabalhos

Os trabalhos deverão ser identificados com uma das seguintes temáticas:

  • Caso Clínico
  • Trabalho de Investigação
  • Trabalho de Revisão (clássica/baseada na evidência)
  • Relato de Prática/Melhoria Contínua da Qualidade/Projeto de Intervenção

 

Estrutura do Resumo (Obrigatória)

 

  1. Caso Clínico
  2. Introdução
  3. Objetivos
  4. Descrição do caso
  5. Discussão do caso
  6. Conclusões
  7. Referências Bibliográficas

 

  1. Trabalho de Investigação
  2. Introdução
  3. Objetivos
  4. Material e Métodos
  5. Resultados
  6. Discussão
  7. Conclusões
  8. Referências Bibliográficas

 

  1. Trabalho de Revisão (clássica/baseada na evidência)
  2. Introdução
  3. Objetivos
  4. Material e Métodos
  5. Resultados
  6. Discussão
  7. Conclusões
  8. Referências Bibliográficas

 

  1. Relato de Prática/Melhoria Contínua da Qualidade/Projeto de Intervenção
  2. Introdução
  3. Objetivos
  4. Material e Métodos
  5. Resultados (de pelo menos duas avaliações)
  6. Discussão
  7. Conclusões
  8. Referências Bibliográficas

 

Envio dos Posters

  • Os posters deverão ser enviados em formato PDF.

 

Comunicações Orais

  • Serão selecionados 6 trabalhos para comunicação oral. O autor principal será contactado por e-mail até dia 1 de setembro de 2024.
  • As apresentações serão realizadas no horário definido no programa definitivo.

 

Júri

  • A Comissão Científica do Congresso será responsável pela constituição de um júri para a seleção e avaliação dos resumos e dos trabalhos científicos. O processo de avaliação é anónimo.