A artrose no ombro, ou como conhecido clinicamente a osteoartrose do ombro, é uma doença que se caracteriza por um desgaste na articulação do ombro.
A artrose no ombro pode afetar apenas um (ombro direito ou ombro esquerdo) ou os dois e ser bilateral.
Quando ocorre a artrose, esta atinge sobretudo os ombros, joelhos, mãos, pés e coluna. A artrose no ombro conduz ao desgaste quer da quantidade, quer da qualidade da cartilagem do ombro, limitando os movimentos e provocando uma incapacidade progressiva.
A artrose é uma doença rara antes dos 40 anos de idade, mas, torna-se cada vez mais frequente, a partir dessa idade. É preciso entender que a artrose não é sinónimo de envelhecimento articular, no entanto, as articulações mais idosas têm uma maior dificuldade em adaptarem-se e regenerarem-se relativamente às mais jovens.
A origem deste desgaste da cartilagem articular no ombro pode estar relacionada com diversos fatores, tais como:
No entanto, nem todas as causas da artrose do ombro são conhecidas.
Os sintomas da artrose no ombro normalmente estão, como já referido anteriormente, relacionados com o desgaste da articulação, levando ao aparecimento de alguns sintomas, sendo que os principais sintomas da artrose são:
O tratamento convencional aconselhado passa por prescrição para a toma de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas em conjunto com um plano de fisioterapia à articulação afetada (não cura a artrose).
A cirurgia ao ombro apenas é indicada em situações em que o tratamento convencional não ajuda o doente a controlar a doença. Pode ser recomendado a realização da artroscopia, técnica minimamente invasivo, e se o caso for muito grave, a substituição da articulação danificada por uma prótese.